A importância do controle emocional no processo seletivo

29 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Manter o controle emocional é uma grande vantagem competitiva para candidatos em busca de emprego. É certo que toda esta fase envolve um turbilhão de sentimentos e eles podem aflorar quando menos esperamos. E não podia ser diferente, pois a aprovação em um processo seletivo pode significar a chance que muitos têm de mudar sua situação financeira e social. Por isso, vale a pena apostar todas as suas fichas e se entregar de corpo e alma a esta etapa tão importante. 

Porém, em certos casos, ter a habilidade de manter a calma e prosseguir dentro do planejado é ideal para conquistar a oportunidade de trabalho. Os processos seletivos tendem a simular algumas situações que iremos vivenciar durante o dia a dia dentro de uma organização. Dessa maneira, sentimentos poderão surgir, seja medo, insegurança ou até mesmo frustração. Portanto, o controle emocional é fundamental para quem deseja transmitir uma imagem positiva nesses momentos.

 

A resiliência e o controle emocional 

A resiliência é uma palavra muito popularizada nos últimos tempos. Diversas vezes nos deparamos com algum influenciador citando sua experiência com esse termo e o que significou para ele. Mas, afinal, como ela pode ajudar o profissional no processo seletivo? É simples: momentos de resiliência são aqueles nos quais superamos as adversidades e nos adaptamos àquilo que está sendo pedido, independentemente das dificuldades. 

 

Banner Amarelinho

 

Ela está presente em cenários nos quais precisamos manter o controle de nossas emoções e seguirmos em busca dos nossos objetivos, a exemplo de perguntas complicadas, dinâmicas em grupo e atividades nas quais julgamos não estar preparados. 

Todas essas são situações que podem abalar qualquer um que sonha em conseguir um emprego. Contudo, o desespero só irá agravar ainda mais o momento complicado pelo qual passa quem está fora do mercado de trabalho. Relaxe e encare essa oportunidade da melhor forma possível. Tire o aprendizado necessário para seguir crescendo profissionalmente.

 

Inteligência emocional

Habilidades emocionais são muito bem-vindas no mercado de trabalho. Acima de tudo, empresas e recrutadores buscam muito mais do que profissionais que apenas saibam executar uma tarefa determinada. Portanto, quanto mais desenvolvido estiver o seu lado emocional, maiores serão as chances de sucesso no meio profissional. Pronto para encarar seus medos e dificuldades?

 

Encontre sua vaga no Amarelinho

Confira as vagas disponíveis no site do Amarelinho! São diversas oportunidades para você que busca dar adeus ao desemprego. Além disso, fique de olho no nosso Instagram e no nosso Facebook. Assim, você acompanhar as melhores dicas para ter sucesso na sua carreira.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar