Obstáculos para quem enfrenta o desemprego

29 de junho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Se você está desempregado, entende como pode ser difícil sair dessa situação. E acredite: você não está sozinho. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do mês de maio, a taxa de desemprego no Brasil foi de 12,6% entre fevereiro e abril de 2020. Isso significa que 12,8 milhões de brasileiros estão sem trabalho. Grande parte desse número se deve a pandemia e a queda nas vagas formais e informais de emprego. Porém, são diversos os motivos que podem se transformar em obstáculos na hora de se candidatar a um emprego. “O aumento da taxa de desemprego tem tudo a ver com o cenário econômico do país. No entanto, a falta de aptidão para encarar uma seleção com certeza colabora para essa alta”, explica a gestora de carreiras Madalena Feliciano, CEO da Outliers Careers. 

 

O que pode atrapalhar na procura por um emprego

Falta de experiência 

Você não trabalha porque não tem experiência e não tem experiência porque nunca trabalhou. Muitos jovens enfrentam essa situação e não conseguem provar sua capacidade de exercer uma atividade dentro de uma empresa. Embora a educação e a experiência profissional sejam altamente valorizadas pelos empregadores, você pode demonstrar que é um bom candidato focando em outras coisas. Liste os treinamentos, certificações e workshops que concluiu, bem como programas de capacitação. O trabalho voluntário também sempre acrescenta pontos e é bastante valorizado pelos recrutadores, por exemplo. 

 

Falta de qualificação

Muitos candidatos ficam rapidamente desmotivados quando percebem o abismo entre o que é exigido pelos empregadores e suas habilidades. Para superar a falta de qualificação profissional, é essencial se concentrar nos pontos fortes e deixar de lado os pontos fracos.

A melhor saída é listar as habilidades que foram adquiridas nos empregos anteriores e também destacar aquelas conquistadas mesmo na esfera pessoal. Avalie quais qualidades você possui que seriam adequadas para a sua carreira ou empresa desejada. E lembre-se sempre de aprimorá-las por meio de cursos e treinamentos.

 

Não conhecer o mercado de trabalho

Esse é outro desafio essencial para o sucesso na busca por um emprego. Portanto, estude o mercado de trabalho para o qual você está se candidatando. Isso depende do tipo de posição que você procura e das qualificações que possui. Descubra as culturas, as empresas mais famosas da área e hábitos de trabalho. Procure qual é a média de salário, quais são os setores com maior número de vagas e as tendências gerais do mercado de trabalho. Isso ajudará não apenas no seu próprio conhecimento, mas também na hora da entrevista com o recrutador. 

Agora que você sabe como corrigir esses pontos, que tal dar uma olhada nas vagas do Amarelinho? Não perca tempo e deixe o desemprego para trás. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar