Obstáculos para quem enfrenta o desemprego

Se você está desempregado, entende como pode ser difícil sair dessa situação. E acredite: você não está sozinho. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do mês de maio, a taxa de desemprego no Brasil foi de 12,6% entre fevereiro e abril de 2020. Isso significa que 12,8 milhões de brasileiros estão sem trabalho. Grande parte desse número se deve a pandemia e a queda nas vagas formais e informais de emprego. Porém, são diversos os motivos que podem se transformar em obstáculos na hora de se candidatar a um emprego. “O aumento da taxa de desemprego tem tudo a ver com o cenário econômico do país. No entanto, a falta de aptidão para encarar uma seleção com certeza colabora para essa alta”, explica a gestora de carreiras Madalena Feliciano, CEO da Outliers Careers. 

 

O que pode atrapalhar na procura por um emprego

Falta de experiência 

Você não trabalha porque não tem experiência e não tem experiência porque nunca trabalhou. Muitos jovens enfrentam essa situação e não conseguem provar sua capacidade de exercer uma atividade dentro de uma empresa. Embora a educação e a experiência profissional sejam altamente valorizadas pelos empregadores, você pode demonstrar que é um bom candidato focando em outras coisas. Liste os treinamentos, certificações e workshops que concluiu, bem como programas de capacitação. O trabalho voluntário também sempre acrescenta pontos e é bastante valorizado pelos recrutadores, por exemplo. 

 

Falta de qualificação

Muitos candidatos ficam rapidamente desmotivados quando percebem o abismo entre o que é exigido pelos empregadores e suas habilidades. Para superar a falta de qualificação profissional, é essencial se concentrar nos pontos fortes e deixar de lado os pontos fracos.

A melhor saída é listar as habilidades que foram adquiridas nos empregos anteriores e também destacar aquelas conquistadas mesmo na esfera pessoal. Avalie quais qualidades você possui que seriam adequadas para a sua carreira ou empresa desejada. E lembre-se sempre de aprimorá-las por meio de cursos e treinamentos.

 

Não conhecer o mercado de trabalho

Esse é outro desafio essencial para o sucesso na busca por um emprego. Portanto, estude o mercado de trabalho para o qual você está se candidatando. Isso depende do tipo de posição que você procura e das qualificações que possui. Descubra as culturas, as empresas mais famosas da área e hábitos de trabalho. Procure qual é a média de salário, quais são os setores com maior número de vagas e as tendências gerais do mercado de trabalho. Isso ajudará não apenas no seu próprio conhecimento, mas também na hora da entrevista com o recrutador. 

Agora que você sabe como corrigir esses pontos, que tal dar uma olhada nas vagas do Amarelinho? Não perca tempo e deixe o desemprego para trás. Boa sorte!


Publicidade

Publicidade

Publicidade