É cada vez mais difícil conseguir a harmonia entre trabalho e estudo. Embora a maioria dos brasileiros esteja acostumada ao estresse de rotinas intensas, os danos à saúde a longo prazo podem ser graves. De acordo com várias pesquisas, problemas como perda de motivação, insônia, ansiedade e depressão são apenas alguns dos males que o desequilíbrio pode ocasionar. Sem mencionar os prejuízos às relações sociais devido ao estresse provocado por uma pandemia.
Se você está enfrentando dificuldades em conciliar vida pessoal e profissional, saiba que algumas medidas podem ajudá-lo.
3 dicas para trabalho e estudo estarem em harmonia
Aprenda a administrar bem o seu tempo
Habilidades de gerenciamento de tempo são essenciais para aprender a equilibrar estudo e trabalho. Ao dividir o seu dia em diferentes segmentos, você descobrirá que pode gerenciar melhor sua vida como aluno e funcionário.
Você pode experimentar algumas técnicas já conhecidas como a pomodoro. Contudo, também existem diversos aplicativos para este fim que podem ajudá-lo a cumprir sua programação do dia a dia.
Conheça os seus limites
Compatibilizar trabalho e estudos exige um grande esforço também a longo prazo. Por isso não gaste toda sua energia de uma vez. Saiba dosar seus esforços. E o mais importante: não sacrifique seus momentos de descanso porque eles são tão importantes quanto as horas de estudo e trabalho.
Encontre uma maneira de se desconectar
Para encontrar um equilíbrio entre estes dois aspectos é necessário saber em que momento o corpo deve se desligar do trabalho para se dedicar a outras coisas. Chegará um momento em que o corpo não será mais capaz de render o suficiente, independentemente do tempo que você trabalhe ou estude. Portanto, ter um momento desconectado o ajudará a ter um desempenho melhor nas duas áreas da vida.