Estágio não remunerado vale a pena?

14 de maio de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Com o mercado competitivo de hoje, quanto mais você se esforçar para ter experiência profissional, melhor. Nesse sentido, um estágio não remunerado abre portas importantes para a sua carreira. Isso porque é durante essa experiência que você entra em contato detalhadamente com o que vem estudando. Assim, adquire a prática necessária e exigida para entrar no mercado de trabalho depois de se formar. 

 

O estágio não remunerado é legal?

Sim, o estágio não remunerado é permitido por lei. Dessa forma, é uma modalidade de contrato sem vínculo empregatício voltado para estudantes que estejam no fim do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação profissional e especial. Geralmente, é aplicada em cursos nos quais a atividade prática seja uma exigência da grade curricular. Ou seja, naquelas que você precisa cumprir uma determinada carga horária para receber o diploma. Nesses casos, o estágio obrigatório deve ter a supervisão de um professor, ou um profissional experiente. Eles devem acompanhar e registrar as atividades e assim garantir o aprendizado do estudante. 

 

Por que aceitar um estágio não remunerado?

Você melhora o seu currículo

Com um número esmagador e crescente de graduados universitários, um diploma universitário por si só não é suficiente para conseguir um emprego. De fato os empregadores estão procurando candidatos proativos e interessados que buscaram oportunidades fora da sala de aula. Sendo assim, os estágios recompensam os alunos com ferramentas e conhecimento em sua área que não podem ser ensinados em sala de aula. Mesmo que você não receba uma oferta de emprego ao final de um estágio não remunerado, sua experiência provavelmente abrirá novas portas para você no futuro.

 

É uma forma de expandir sua rede profissional

Os estágios oferecem oportunidades incomparáveis ​​para estabelecer novas conexões profissionais que podem levar a oportunidades futuras. E, muitas vezes, o networking é o fator fundamental para conseguir um emprego. As recomendações facilitam o trabalho do recrutador e inegavelmente,  eles tendem a olhar com mais atenção candidatos que foram recomendados por alguém de confiança. Por isso, cada membro da equipe da empresa para a qual você está estagiando é um contato potencialmente valioso. Mantenha uma boa relação com o chefe, seus colegas e demais profissionais.

 

Eles podem despertar novas paixões e habilidades

Um estágio pode ajudá-lo a ter objetivos de carreira mais claros. Isso porque você pode experimentar diferentes funções e responsabilidades e descobrir o que melhor se adapta a você. Depois disso, você pode usar essas informações valiosas para se concentrar em uma área profissional em que está realmente interessado. Afinal, a última coisa que você quer é descobrir apenas depois de formado que aquilo que pensou que iria adorar, na verdade é um pesadelo. 

 

Veja os estágios disponíveis no Amarelinho

Toda semana tem novas vagas de estágio disponíveis aqui no site. Não se esqueça de conferir e dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso. 

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias