Você sabe como criar uma rotina de estudos?

18 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Desenvolver e seguir uma rotina de estudos pode ser um grande desafio. Algumas pessoas sentem dificuldade em encontrar tempo para aprender. Outras até começam os estudos com muita energia, mas acabam desanimando depois de um tempo. Porém com a abordagem certa, qualquer pessoa é capaz de criar uma. Seja na escola, faculdade ou nos seus estudos para concurso público, o segredo está todo na organização.

 

Ao criar uma rotina de estudos, você não só prioriza as disciplinas para os quais precisa estudar, mas também visualiza outras responsabilidades que precisa conciliar como família, amigos e seu próprio tempo para lazer. Além disso, você lida com menos estresse e aumenta a sua produtividade.

 

5 dicas para a sua rotina de estudos

Trace metas realistas

Se seus objetivos de estudo e expectativas são altos demais, há uma grande chance de frustração. Portanto, seja realista. É bem improvável que você consiga estudar todas as disciplinas de um concurso diariamente, por exemplo. Se ainda não sabe qual método de estudo funciona melhor para você (visual, auditivo, em grupo ou sozinho), faça uma autoavaliação. 

 

Crie metas e estratégias diárias, tentando intercalar matérias nas quais você tem mais facilidade com aquelas que exigem mais esforço.

 

Faça uma avaliação dos seus horários diários

Cada pessoa tem horários diferentes para o pico de produtividade. Enquanto alguns funcionam melhor pela manhã, outros podem achar que são mais eficientes no final do dia. Saiba quando são seus horários mais produtivos e use-os para definir sua rotina de estudos. 

 

Também leve em consideração suas obrigações cotidianas. Por exemplo, você trabalha? Estuda por por conta própria? Quais são as outras atividades que ocupam o seu tempo? Cuidados domésticos? Esportes? Filhos?

 

Avalie em quais tarefas você precisa se concentrar mais, reservando mais tempo para o estudo nos dias em que você tem menos compromissos. Além disso, tente sempre estudar no mesmo horário, se possível.

 

Estabeleça um local de estudos

Ter um local específico para seus estudos ajuda a criar um hábito. Esse espaço deve  ser o mais silencioso possível, bem iluminado, sem distrações e com mesa e cadeira confortáveis. Sendo assim, deixe todo o material necessário à vista para evitar interrupções desnecessárias. 

 

Remova distrações

As distrações estão por toda parte. Principalmente quando estamos estressados ​​com o estudo. Mas se livrar delas pode fazer uma grande diferença em sua produtividade. Existem diversos sons que ajudam algumas pessoas a aumentar o foco e a concentração.

 

A Internet é uma ótima ferramenta de aprendizagem, porém também pode atrapalhar. Portanto, tente se desconectar durante o tempo de estudo. Se estiver estudando online, siga as nossas dicas e mantenha o telefone no silencioso ou em um cômodo diferente.  

 

Faça pausas

As pausas aumentam a produtividade e evitam o esgotamento. Pode parecer que você precisa utilizar todo o tempo disponível para os estudos, mas seu cérebro começará a desacelerar se você não der a ele uma chance para relaxar. Sendo assim, fazer pausas pode ajudá-lo a obter o máximo do seu tempo de estudo com o mínimo de estresse.

 

No começo, nada é fácil. Porém seguindo a sua rotina e fazendo dela um hábito, você experimentará mudanças positivas na sua vida. E não deixe de conferir O Amarelinho para as últimas notícias dos concursos abertos no país.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar