Precisa de motivação para estudar? Temos dicas infalíveis

28 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

“Socorro! Não tenho motivação para estudar. O que fazer?”.

 

Essa é uma queixa muito comum entre os estudantes. Com o novo normal dando as caras e exigindo que todos se adaptem a uma nova realidade, esse desafio é ainda maior. Por isso, é muito importante aprender a criar uma rotina e colocar algumas dicas em prática.

 

A saber, a motivação é o motor que faz com que certas atividades sejam realizadas de forma satisfatória. No entanto, encontrar motivações para estudar algo, principalmente que não gosta,  às vezes parece impossível. Mas, como veremos a seguir, não é. 

Motivação para estudar? Coloque em prática as nossas dicas 

Defina metas alcançáveis

Certamente não há melhor fonte de motivação do que estabelecer metas alcançáveis. Portanto, para se manter motivado em seus estudos, considere estabelecer metas que você é capaz de alcançar. Acima de tudo é preciso ser razoável e realista. De nada adianta impor uma alta carga de conteúdo programático e se privar de momentos de descanso. Você apenas ficará sobrecarregado e adeus motivação! Sendo assim, encontre o equilíbrio.

 

Descanse

Não estudando por longos períodos de tempo você certamente irá colher melhores resultados. Estudar por muitas horas limita diretamente a nossa motivação. Por isso, fazer pausas curtas ajudam o seu cérebro a se renovar e voltar motivado para os estudos. Valorize os intervalos.

 

Afaste os sentimentos negativos 

Durante os estudos, você terá que lidar com emoções negativas como raiva, ansiedade e decepção. E, saiba: elas podem reduzir drasticamente sua motivação, o que significa que você começará a procrastinar devido aos resultados negativos. Não caia no erro de subestimar as suas habilidades se comparando com os outros. Em momento de estresse, meditação e o relaxamento são conhecidos por aliviarem os sintomas. Você também pode experimentar áudios de relaxamento no Youtube ou até mesmo aplicativos para o seu celular.

 

Pratique a autorecompensa 

Como superar a preguiça de estudar? Para tornar o estudo ainda mais gratificante, dê a si mesmo uma recompensa após intensas horas de estudo. Se você tiver em mente que ao terminar de estudar, poderá ver aquele filme que acaba de entrar em cartaz na Netflix, a motivação tende a aumentar. 

 

Reflita sobre a sua vida

Na próxima vez que você encarar a falta de motivação, pare um pouco e pense sobre o seu futuro. Onde você se vê daqui a 10 anos? Alcançou o sucesso profissional? Está morando na cidade que sempre quis? E até tendo o padrão de vida confortável? Em seguida pense em como você vai chegar lá. Alimentando a preguiça e permanecendo desmotivado será bem difícil, concorda? 

 

Sendo assim, leve em consideração também as consequências que o estudo pode trazer para a sua vida. Cada pequeno passo que é dado, aproxima você dos seus objetivos. E não se esqueça de conferir as vagas disponíveis e novidades de concursos. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar