Aumente o seu foco com a técnica pomodoro

17 de dezembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Já ouviu falar da técnica Pomodoro? Ela é recomendada principalmente para quem deseja aumentar a concentração e produtividade ao longo do dia. Esse é um método de gerenciamento de tempo que atraiu muitos novos seguidores nos últimos anos, e com razão.

É fato: as distrações estão por todos os lados e estamos cada vez mais expostos a elas. Logo, fica cada vez mais difícil nos concentrarmos em uma única tarefa por um determinado tempo. Essas condições acabam impactando o processo de estudo ou trabalho, impedindo bons resultados. Sendo assim, a promessa da técnica Pomodoro é reduzir ou mesmo eliminar essas distrações. 

Tudo o que você precisa para começar é de um cronômetro (pode ser o do celular mesmo). Dessa forma, é possível que essa simplicidade da técnica Pomodoro seja uma das razões pelas quais ela ganhou popularidade? Tudo leva a crer que sim.

 

O que é a técnica pomodoro?

Desenvolvida no final da década de 1980 por Francesco Cirillo, é um método de gerenciamento do tempo, que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Primordialmente, o resultado é um efeito positivo no desempenho mental e facilidade de concentração mesmo por longas horas.

 

Como colocá-la em ação?

Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Feito isso, siga os seguintes passos:

  • Use um cronômetro para medir seu tempo e trabalhar 25 minutos sem parar. O objetivo é manter o foco e atingir o seu máximo neste período de tempo;
  • Relaxe por 5 minutos fazendo algo que não tenha nada a ver com seu trabalho. Pode ser conferir suas redes sociais, responder um amigo no WhatsApp, ou tirar uma foto do seu bichinho de estimação, por exemplo. 
  • A cada 4 ciclos de 25 minutos, você pode fazer uma pausa maior de 30 minutos. 
  • Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la

Entendeu? Você vai realizar a tarefa por 25 minutos e descansar por cinco. Volte e se concentre nela por mais 25 minutos, e assim por diante. Após completar quatro vezes esse ciclo, aumente seu descanso para 30 minutos. Depois, volte e repita o processo até realizar, novamente, quatro etapas. Isso, é claro, se você ainda não a tiver finalizado.

 

Benefícios para o seu dia a dia

 

Mais autodisciplina

Quem aplica regularmente a técnica Pomodoro desenvolve a capacidade de concentração e controla melhor os próprios impulsos. E esta é a melhor forma de ser produtivo nas suas tarefas.

 

Melhores resultados

A probabilidade de encontrar soluções boas e inovadoras aumenta à medida que se concentra em algo por um longo período de tempo.

 

Mais tempo livre

À medida que a produtividade aumenta por meio de uma única tarefa, o trabalho é concluído mais rápido. É possível que você termine até mesmo antes e aproveite o tempo livre conquistado. Se isso não for possível por motivos profissionais, você pelo menos criou algum espaço livre, já que tem mais tempo para realizar outras tarefas urgentes.

 

Agora que você já sabe como aplicar a técnica pomodoro, veja também os nossos outros textos “Precisa de motivação para estudar? Temos dicas infalíveis” e “Você sabe como criar uma rotina de estudos?“. E não deixe de conferir as vagas que estão disponíveis aqui na Amarelinho.

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar