Como remarcar entrevista de emprego?

Gestão Portal o Amarelinho

, Carreira, Empregos

Você se candidatou a uma vaga de emprego, seu currículo agradou e a empresa entrou em contato. Porém aconteceu um imprevisto e não há outra opção senão remarcar entrevista de emprego. O que fazer? Saiba que certas circunstâncias são pra lá de legítimas, já outras, nem tanto. Mas será que essa atitude pode prejudicar as suas chances durante o processo seletivo? 

 

Essa é a pergunta crucial para candidatos que precisam remarcar uma entrevista de emprego. A saber, quem impõe uma data é o recrutador e, claro, ela deve estar no topo de suas prioridades. Principalmente quando já se está há um certo tempo desempregado. No entanto, existem razões para adiar uma entrevista de emprego de sua parte que os recrutadores entenderão.

 

Razões para o adiamento

Em geral, você deve sempre dar uma razão plausível e não apenas dizer: “desculpe, eu não posso”. A maioria das empresas entende que imprevistos acontecem, principalmente em tempos de coronavírus. São situações que geralmente envolvem a sua saúde, um compromisso sério no atual trabalho ou uma emergência pessoal/familiar. 

 

Agora, se você estiver pensando em remarcar porque esqueceu, não se programou direito, está despreparado ou até mesmo de ressaca, pense melhor. E lembre-se que recrutadores conseguem identificar quando candidatos estão mentindo. 

 

Qual é a melhor forma de remarcar uma entrevista?

Em primeiro lugar, o candidato deve remarcar a entrevista de emprego o mais cedo possível. Não com 30 minutos de antecedência. A menos que seja uma emergência. Considere entrar em contato por telefone com o recrutador. Isso porque existe o risco do seu email ser lido tarde demais. Dessa forma, por meio do telefonema, você tem certeza que a sua mensagem será recebida. 

 

Antes de tudo, peça desculpas ao recrutador. Ele deve sentir que você está motivado para a entrevista, mas que está passando por um imprevisto. Explique o motivo do adiamento, da forma mais sincera possível. Isso permitirá que ele seja mais compreensivo com a sua situação. De preferência, já solicite uma nova data para a entrevista. Isso mostra que você ainda está interessado no trabalho e conta pontos pela iniciativa. E não deixe de aparecer na segunda oportunidade. 

Aproveite e confira também os nossos outros textos sobre o assunto: “Cinco perguntas frequentes em entrevista de emprego” e “Como vencer a timidez na busca por um emprego?“. E não se esqueça de dar uma olhada nas nossas vagas disponíveis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade