Cinco perguntas frequentes em entrevista de emprego

Nenhuma entrevista de emprego é a mesma. Porém é possível identificar algumas perguntas frequentes que os recrutadores sempre abordam. Mas não pense que se trata de falta de imaginação. Elas são feitas porque representam uma chance dos recrutadores aprenderem o máximo possível sobre você e como podem vincular sua experiência profissional e pessoal a vaga.

O nervosismo nessas horas é normal. Mas saiba que não existem respostas “certas” ou “erradas” para essas perguntas. O objetivo é mostrar que você possui autoconhecimento e autocrítica. Portanto, evite cair no erro de responder aquilo que você acha que o recrutador deseja ouvir. Mais cedo ou mais tarde, sua verdadeira personalidade será demonstrada.

Lembre-se que a entrevista de emprego é sua única chance de marcar pontos com esse potencial empregador. Sendo assim, você precisa se preparar bem para este momento.

 

Perguntas frequentes e como respondê-las

1. Fale um pouco sobre você 

Essa é geralmente a primeira pergunta feita em uma entrevista de emprego. Apesar de abrir margem para um leque de respostas, faça uma apresentação sucinta e cronológica de sua carreira profissional. Dessa forma, você valida as informações mencionadas no seu currículo. Mencione suas habilidades e conhecimentos profissionais, especialmente as relacionadas ao cargo a ser preenchido.

 

2. Quais são seus pontos fortes?

É uma oportunidade de destacar aquilo que você faz de melhor. Tente relacionar os seus pontos fortes às exigências da vaga. Prepare duas ou três competências que podem agregar valor a ela. Além disso, é importante ressaltar também habilidades que mais contribuem com as atividades de quase toda função como a proatividade, espírito de equipe e flexibilidade. 

 

3. Quais são suas fraquezas?

Aqui, novamente, será necessário estabelecer aquelas que têm um vínculo com o mundo profissional. Não tente minimizá-las, mas mostre que você está ciente delas e sabe como superá-las. Todo mundo tem pontos a melhorar e isso mostra autoconhecimento, além de autoconfiança.

 

4. Onde você se vê daqui a 5 anos?

Esta é uma questão realmente complicada, porque você deve parecer ao mesmo tempo ambicioso e realista. É recomendável listar as metas tanto a curto quanto a longo prazo. Diga em que posição você quer chegar e quais as etapas precisa para alcançar isso. Claro, limite sua resposta ao profissional e discuta os objetivos relacionados à posição em que você está se candidatando. Dessa forma, você mostra que está interessado na empresa e que está motivado a dar o melhor de si.

 

5. Você tem alguma pergunta?

Esta é a sua chance de mostrar seu interesse real pela empresa e tirar suas dúvidas. Sinta-se a vontade para perguntar. Na verdade, o aconselhável é sempre fazer algumas perguntas. Essa atitude soma pontos com o recrutador. Sendo assim, é mais uma oportunidade de demonstrar o seu interesse na vaga e na empresa. Você pode questionar sobre as perspectivas de crescimento ou sobre os resultados alcançados, por exemplo.

 

Agora que você já sabe como encarar as perguntas frequentes em entrevista de emprego, não deixe de dar uma olhada nas vagas disponíveis. Boa sorte!


Publicidade

Publicidade

Publicidade