Como se comportar no primeiro dia de trabalho

11 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Depois de participar das diversas etapas do processo seletivo, finalmente chegou o tão esperado primeiro dia de trabalho. É um momento muito importante, já que um novo ciclo se inicia e é a hora em que o colaborador deve colocar em prática seus pontos fortes e sua experiência.

Entretanto, o nervosismo e a insegurança podem surgir, pois o profissional receberá muitas informações de uma vez, será apresentado ao time e dará início ao seu trabalho.

Dicas para causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho

Seja pontual e sociável

Segundo estudo realizado na Universidade de Glasgow, em 2016, as pessoas formam uma primeira impressão em apenas meio segundo, sem nenhuma palavra dita. Ou seja, o pré-julgamento acontece apenas com um olhar.  

Nesse sentido, saia de casa mais cedo de casa, caso seu trabalho seja presencial, ou acorde com antecedência, se for home office. Seja sociável e educado com os colegas, pois isso pode diminuir a impressão negativa.

Respeite o código de vestimenta da empresa

Não existe uma regra sobre o tipo de vestimenta, mas o profissional deve usar roupas adequadas que conversem com os ideais da empresa. Em alguns lugares, a formalidade é maior, enquanto outros permitem certo grau de informalidade. Pesquise e encontre o equilíbrio.

Familiarize-se com a empresa

Aproveite as reuniões, informações e os ensinamentos do primeiro dia de trabalho para conhecer a organização, sua história, cultura e valores. Aproveite para tirar dúvidas ou questionar alguma fala. Desse modo, o primeiro dia de trabalho será mais rico.

Verifique as regras e obedeça-as!

Existem regras em todos os lugares, principalmente no trabalho. Aproveite o primeiro dia de trabalho para saber quais são e as penalidades decorrentes dela, para garantir a boa convivência no ambiente.

Conheça as pessoas que farão parte do seu dia a dia

Apresente-se ao seu time com educação, pergunte sobre as demandas e o ritmo da empresa. Aproveite o momento para criar uma conexão com os colegas de trabalho. Afinal, é naquele lugar que o trabalhador vai passar a maior parte do tempo.

Se você ainda não encontrou a sua vaga, conheça o Amarelinho

Há cerca de 40 anos o Amarelinho divulga vagas de emprego em São Paulo. Cadastre o seu currículo e encontre o seu espaço no mercado de trabalho. Além disso, acompanhe as nossas redes sociais para conferir dicas e novidades. 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar