Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Nunca é fácil saber como se vestir para uma entrevista de emprego. Juntamente com a linguagem corporal, as roupas são uma importante forma de comunicação não verbal ao se candidatar a uma vaga. Portanto, além do sorriso e de responder adequadamente cada pergunta feita, esse elemento chave também requer atenção especial. Evidentemente, você tem de estar se sentindo confortável com a sua escolha e também estar alinhado com a cultura da empresa. Você não usaria terno e gravata para atuar como pintor, certo? Mas, então, o que vestir?

 

Dicas certeiras para saber como se vestir para uma entrevista

Verifique a cultura da empresa

A roupa apropriada para sua entrevista de emprego depende do cargo e da organização. Tente saber com antecedência que tipo de cultura prevalece na empresa e se existe algum dress-code (código de vestimenta). Se você se candidatar a um emprego em um banco ou outra instituição de serviços financeiros, geralmente usará roupas mais formais do que quando a uma entrevista é em uma agência de publicidade. Pesquise a empresa e determine com que tipo de organização você está lidando. Você pode visitar o site da empresa e ver, por exemplo, o layout dele (empresarial e sério, ou moderno e criativo). Além disso, você também pode entrar nas redes sociais e dar uma olhada nas roupas que os funcionários estão usando.  

 

Considere o seu estilo pessoal

Consciente ou inconscientemente, você tem seu próprio estilo pessoal. Ele é o que o diferencia dos demais, e o torna único. Qualquer que seja o código de vestimenta de uma empresa, escolha algo que o faça se sentir confortável e que seja adequado para você. O estilo da empresa está muito distante do seu estilo? Nesses casos, tente encontrar a combinação certa entre os dois. Assim você vai para a entrevista com confiança e bom humor.

 

Algumas regras que você deve seguir

Para saber o que vestir em uma entrevista de trabalho, sempre recorra a roupas clássicas e atemporais. A saber, as cores têm significados diferentes e podem despertar certos sentimentos no recrutador. Dessa forma, com o branco você mostra que está organizado e com o vermelho você irradia força. Azul escuro, cinza, preto e marrom são as opções mais seguras e empresariais, enquanto a cor amarela está associada ao humor e à criatividade. 

 

“Para a mulher, nada de decote, de roupa muito justa ou curta. O curto está totalmente fora. Para o homem, a gente destaca a questão das cores. Não usar nada muito extravagante. Tudo bem passadinho e bem bacana”, explica Dilze Percílio, consultora de RH. Para as mulheres, ainda é recomendável não sobrecarregar o look com acessórios. Evite usar muitas joias e roupas super chiques ou de grandes marcas. Lembre-se: a discrição é uma qualidade sempre apreciada pelos empregadores, e mostrar humildade com o traje sempre favorece o candidato. O objetivo é destacar sua personalidade sem que isso possa representar uma barreira proibitiva à sua contratação.

 

Agora só falta conferir as vagas abertas aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua. Utilize todas as nossas dicas e boa sorte!


Publicidade

Publicidade

Publicidade