TDAH: conheça o transtorno que pode afetar o desempenho profissional

11 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que geralmente aparece na infância, acompanhando o indivíduo durante toda a sua vida. No entanto, o diagnóstico pode acontecer tardiamente, tornando o indivíduo em um adulto desatento, inquieto e impulsivo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta mundial sofre com o TDAH. Desse modo, no Brasil, o transtorno atinge 2 milhões de pessoas adultas.

O TDAH pode ser um desafio no ambiente de trabalho: o profissional pode passar por situações complicadas, isto é,  instabilidade emocional, atrasos, dificuldade para manter o autocontrole e baixa produtividade. No entanto, com o tratamento correto, o colaborador consegue manter um bom desempenho.

Saiba tudo sobre o TDAH

O que é TDAH?

Como já diz o nome, o TDAH é um transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. A doença é caracterizada pela dificuldade de manter o foco e crises de hiperatividade, isto é, agitação motora enquanto realiza uma atividade.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM.IV) classifica o transtorno em três tipos: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; TDAH de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado.

Como o TDAH prejudica o desempenho profissional?

Por conta da desatenção e da ansiedade, as chances de cometer erros aumentam, prejudicando o potencial do colaborador. Por isso, a produtividade torna-se um desafio para compromissos que possuem prazos, como é o caso de relatórios e pesquisas.

Outra característica é a dificuldade de manter o foco durante muito tempo. O profissional com TDAH não consegue ficar sentado por muito tempo e sofre com compromissos longos. Por isso, os lapsos de memória e a desorganização também afetam o desempenho profissional.

Lidando com o transtorno na empresa

Não é fácil se relacionar com uma pessoa com o transtorno, mas é possível adaptar-se à realidade para que o processo seja fácil, trazendo resultados esperados. O primeiro passo é entender o transtorno e saber como ele se manifesta. Em seguida, divida as etapas para que o empregado realize bem as tarefas, alcançando o sucesso esperado.

Para diminuir os esquecimentos, é indicado que o time colabore com anotações ou grave orientações para a conclusão das tarefas. É importante também que a empresa se adapte com o transtorno, diminuindo o tempo de treinamentos, eventos e reuniões, deixando-os mais curtos e objetivos.

Como é o tratamento para TDAH?

O tratamento varia de acordo com o grau e comorbidades. Ele pode ser feito com medicamentos que auxiliam na diminuição dos sintomas ou terapia cognitivo-comportamental. 

Encontre um emprego que melhore o seu transtorno

 

Há 40 anos, o Amarelinho divulga vagas para todos os perfis. Cadastre o seu currículo e encontre o seu emprego, alcançando o sucesso que deseja. Boa sorte! 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar