Inclusão no trabalho: cresce a contratação de profissionais experientes

13 de julho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Especialistas têm observado, com frequência, que a inclusão no trabalho é importante, já que aumenta a pluralidade de ideias, ou seja, diferentes profissionais trabalhando juntos, dividindo e aprendendo ensinamentos. Dessa maneira, é importante que os profissionais experientes também tenham espaço no mundo corporativo.

E a boa notícia, neste sentido, vem do levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI), o qual aponta que, nos últimos 15 anos, o Brasil dobrou o número de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho.

A pesquisa mostrou ainda que, no mesmo período, o estoque de emprego formal para esta faixa etária cresceu 38%, ou seja, o ritmo de crescimento é quase três vezes maior que a média nacional. Em 2006, os trabalhadores acima dos 50 anos ocupavam 12% do total de vagas; já em 2021 o número atingiu 19%.  

Perfil das vagas

O documento revela também que a participação de mulheres mais “maduras”, teve alta de 120%. 

Em relação às áreas contratantes, as que tiveram maior crescimento foram o Comércio (164%), Serviços (136%) e Indústria (96%), aumentando a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, entre 2006 e 2020.

Por fim, metade dos trabalhadores é do Sudeste. Já as regiões Norte e Centro-Oeste foram os locais com os maiores aumentos proporcionais de contratação, superando a média nacional de 110,5%.

Benefícios da inclusão no trabalho

  • Ambiente mais plural;
  • Fortalecimento da marca;
  • Novos talentos;
  • Interação entre diferentes gerações;
  • Equipes mais criativas.

A falta de inclusão e dificuldades na contratação

Por outro lado, a pesquisa realizada pela Maturi, empresa especializada no mercado 50+, em parceria com a consultoria EY Brasil, mostra, no entanto, que 60% das empresas relatam ter dificuldade para contratar profissionais dessa faixa etária. Além disso, oito em cada dez organizações afirmaram não possuir políticas específicas e intencionais para a inclusão no trabalho.

Sua recolocação no mercado de trabalho está aqui

Semanalmente, o Amarelinho divulga novas oportunidades que auxiliam a promover a inclusão no mundo do trabalho. Portanto, se você está procurando um emprego, cadastre o seu currículo no Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar