As dificuldades enfrentadas por mulheres no trabalho

26 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O papel das mulheres no trabalho tem crescido cada vez mais. Hoje, ainda que em quantidade não satisfatória, é possível observar muitas colaboradoras com autonomia e liberdade para exercer sua profissão. Com certeza, podemos afirmar que esse é um cenário muito mais favorável do que anos atrás. Contudo, é necessário avançar nessa caminhada. Para isso, devemos, como sociedade, entender o momento que estamos vivendo e pensar em maneiras de tornar o ambiente de trabalho um local de convívio igual para todos.

 

Barreiras para mulheres no trabalho

 

Insegurança

É fato que ainda não vivemos na melhor sociedade possível para mulheres. Isso acaba refletindo diretamente nas relações dentro do mercado de trabalho. A desconfiança é muito maior diante do público feminino, mesmo que não exista uma razão aparente. Esse olhar diante de mulheres no trabalho gera insegurança, fator muito prejudicial para o desempenho e desenvolvimento delas na jornada profissional.

 

Falta de representatividade feminina

Por outro lado, o acesso para mulheres, algumas vezes, é muito complicado. Isso pelo fato de quem contrata. Em muitas situações a escolha é feita por homens que optam por candidatos que tenham alguma semelhança com a sua jornada. Nesse sentido, a entrada de mulheres no trabalho torna-se mais complicada.

 

Salários desiguais para a mesma função

Essa pode ser uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho. Essa situação ainda reflete um período em que o machismo estava muito enraizado na sociedade. Contudo, se quisermos caminhar na direção de um ambiente igualitário, é necessária a implementação de medidas para contornar situações grosseiras como essas.

 

O impacto das mulheres no trabalho

 

Inicialmente, é preciso pontuar a sua importância para esse ambiente e como elas podem transformar todo o expediente. Nesse sentido, é consenso que as mulheres são muito mais hábeis para desempenhar mais de uma função simultaneamente, além de possuir tato aguçado para lidar com relações interpessoais. Além disso, conseguem aliviar momentos de tensão e encontrar soluções muito mais práticas para situações de raciocínio rápido.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias