A importância da escuta ativa no trabalho

13 de julho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Estabelecer uma boa comunicação é importante no ambiente de trabalho, razão pela qual o profissional deve desenvolver a habilidade da escuta ativa. Dessa maneira, a técnica auxilia as pessoas a ter uma conversa dinâmica, respeitosa e com a atenção necessária entre os interlocutores.

Para colocar em prática a escuta ativa, é recomendado trabalhar a empatia e a habilidade para solucionar problemas rapidamente. Além disso, é ideal prestar atenção nos gestos corporais enquanto se fala. Dessa maneira, o método também pode ser aplicado no dia a dia, com amigos e familiares.

A importância da escuta ativa

Escutar com atenção o colega de trabalho é fundamental para que as tarefas continuem sendo realizadas com sucesso e respeito. A prática deixa as coisas mais claras, objetivas e ricas em detalhes, que podem ser discutidas depois, reforçando o modelo do feedback.

Além disso, a escuta ativa consegue apaziguar situações desconfortáveis, como é o caso do machismo, desrespeito ou brigas entre os colaboradores. Geralmente, o RH é quem cuida dessa parte. Entretanto, os funcionários podem desenvolver a técnica e auxiliar os colegas de trabalho, ajudando a criar um clima organizacional positivo. 

Benefícios da escuta ativa

  • Boa interação;
  • Melhora das relações interpessoais;
  • Solução de problemas de clientes ou do time;
  • Desenvolvimento da empatia;
  • Diminuição de conflitos e fofocas;
  • Aquisição de novas informações e observações;
  • Otimização do trabalho em equipe.

Tipos de escuta

Escuta passiva

Com o intuito de auxiliar o colega de trabalho, escuta-se pacientemente o indivíduo, sem interrompê-lo. Por fim, inicia-se a reflexão sobre o que foi dito.

Escuta reflexiva

A escuta reflexiva consiste em ouvir o que o outro está dizendo e repetir, em seguida, o que foi dito anteriormente. Dessa maneira, mostra-se que está ouvindo e acompanhando devidamente o raciocínio.

Dicas para desenvolver a escuta ativa

  • Mantenha o foco;
  • Escute atentamente o que a pessoa tem a dizer;
  • Respeite os limites do outro;
  • Preste atenção nos gestos e no corpo;
  • Não julgue;
  • Faça um debate saudável e com respeito.

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