Nos últimos anos, a carreira de TI tem sido adotada por muitos profissionais. Em virtude da pandemia, o setor registrou alta de mais de 60% na América Latina em 2021, segundo pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn.
Atualmente, os serviços de tecnologia são indispensáveis para o desenvolvimento humano e dos negócios, afinal, o mundo está completamente online.
Desse modo, ao se especializar, o profissional desenvolve sua carreira de TI, podendo atuar em diversas áreas, além de chamar atenção de empresas e, consequentemente, conseguir um bom cargo.
5 motivos para começar uma carreira de TI
Crescimento acelerado
Desde 2020, o setor da tecnologia vem crescendo constantemente. Dessa forma, a previsão é de que até 2025 a área cresça até 40%.
Diversas opções de trabalho
O profissional de TI pode trabalhar com o desenvolvimento de sites e softwares, analisar os dados, realizar pesquisas e ser um especialista em segurança da informação. Em suma, a profissão leva a pessoa a diversos lugares.
Atuação sem diploma
É possível atuar no mercado sem a exigência de uma graduação tradicional, isto é, uma faculdade. Cursos já são suficientes.
Autonomia e flexibilidade
O profissional não precisa necessariamente trabalhar no espaço físico da empresa, utilizando apenas um computador é possível realizar as demandas no home office. Desse modo, o trabalhador tem flexibilidade para fazer seus horários e autonomia para trabalhar de onde quiser.
Salário
Por mais que o setor siga crescendo, ainda existe um déficit de profissionais qualificados; em razão disso, os salários da profissão são mais vantajosos. Por exemplo, no Brasil, a faixa salarial de um técnico em informação varia entre R$ 4.000 a R$ 15.000.
Características do profissional de TI
- Liderança
- Boa comunicação
- Postura ética e profissional
- Curioso
- Domínio em outra língua
Onde estudar
Dessa forma, existem muitas instituições online que oferecem os ensinamentos necessários para construir uma carreira de TI. A seguir, você confere algumas opções:
+1 Code
Com a finalidade de ensinar pessoas de baixa renda a trabalhar com tecnologia, a escola de programação possui cursos gratuitos.
Coursera
Presente no mercado há anos, o Coursera possui cursos gratuitos preparados por universidades e empresas.
Reprograma
Uma vez que mulheres devem ocupar carreiras tecnológicas, a Reprograma conta com oficinas completas para adolescentes e mulheres que desejam trabalhar na área.
Encontre uma vaga no Amarelinho
Agora que você já sabe sobre a carreira de TI, que tal aprimorar as habilidades e conquistar um espaço no mercado de trabalho? Assim sendo, procure uma vaga no Amarelinho, o maior portal de emprego.