Previsões para o mercado de trabalho: o que os especialistas esperam para 2023

16 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O ano de 2023 mal começou, mas já está gerando muitas expectativas para empresas e trabalhadores. Após as oscilações dos últimos anos, as previsões para o mercado de trabalho deste ano são positivas.

Segundo especialistas, os setores afetados pela pandemia passarão por uma recuperação, assim como o reajuste do salário mínimo. Além disso, as empresas devem aumentar as vagas de emprego, atraindo jovens que buscam o primeiro emprego e/ou que pretendem se especializar.

Previsões para o mercado de trabalho

Empregos

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,3% no trimestre encerrado em outubro de 2022. Para este novo ano, a taxa de desemprego seguirá caindo, já que novos empregos surgirão ainda no primeiro semestre.

Reajuste salarial

Depois de três anos sem reajuste salarial, o novo governo pretende atualizar o valor ainda no início do ano. Em virtude do aumento, acontecerá um impulsionamento do crescimento de renda.  

Modelo híbrido e flexível

Com a vacinação em dia, muitos profissionais puderam voltar presencialmente ao trabalho em 2022. Desse modo, o  modelo híbrido, isto é, aquele que mistura o formato presencial com o home office, continuará sendo aplicado este ano, dando a autonomia e a flexibilidade necessária aos colaboradores.

Transparência na publicação de novos cargos

Após reclamações de profissionais com a falta de transparência nas vagas publicadas, a Câmara dos Deputados está com um projeto de lei que obriga as empresas a informar a faixa salarial nas vagas. Desse modo, o candidato consegue analisar se a vaga é boa ou não para ele.

Bem-estar do profissional

Não é só de previsões econômicas que o mercado de trabalho sobrevive. Segundo pesquisas, a saúde mental dos colaboradores será foco em 2023. De acordo com a pesquisa realizada pela Vittude, plataforma online de terapia, em parceria com a Opinion Box, empresa de pesquisas de mercado, 72% dos trabalhadores brasileiros preferem trabalhar em empresas que levam o bem-estar do profissional a sério.

Implementação de programas de diversidade e inclusão

Segundo a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão da Consultoria PwC, 76% das lideranças de empresas pretendem incluir o programa de diversidade e inclusão este ano. Nesse sentido, o estudo da McKinsey & Company já apontou que as empresas que aplicam programas de diversidade étnica possuem rendimento 35% acima da média.

Comece 2023 com um novo emprego!

As previsões do mercado de trabalho são boas, por isso, está na hora de você encontrar um emprego que traga os benefícios que você procura, além do crescimento profissional. Cadastre o seu currículo no Amarelinho e tenha o sucesso merecido! 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar