Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos brasileiros receberam o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal. Desse modo, o benefício foi disponibilizado através do Cadastro Único (CadÚnico), programa responsável por identificar famílias em situação vulnerável e/ou de extrema pobreza por meio de dados fornecidos. Após a comprovação, o usuário é cadastrado no programa e tem o direito a diversos benefícios.
Confira todas as informações do Cadastro Único
Pra que serve
O Cadastro Único dá o apoio financeiro para as famílias que precisam de ajuda financeira. Desse modo, o governo precisa conhecer os dados de cada componente da família.
Quem tem direito
- Primeiramente, famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
- Renda familiar completa de até três salários mínimos.
- Faturamento com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
- Pessoas que moram sozinhas e/ou que vivem em situação vulnerável.
Como se cadastrar
De tempos em tempos, o município visita as famílias que têm direito de efetuar o cadastro. No entanto, é possível realizar o cadastro em qualquer unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Para dar continuidade à efetivação, o indivíduo deve levar alguns documentos. São eles: Certidão de Nascimento e de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e comprovante de endereço.
Como saber se o registro foi feito no Cadastro Único
Pelo site
Primeiro, acesse o site Meu CadÚnico. Em seguida, preencha o formulário e selecione o Estado e município que reside. Por fim, clique em “emitir”.
Pelo aplicativo
Disponível para Android e iOS, o aplicativo Meu CadÚnico fornece as informações. Portanto, abra o aplicativo e responda o formulário com as informações solicitadas.
Pelo telefone
Entre em contato pelo número 0800 707 2003. A ligação é gratuita e o horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, o horário é das 10h às 16h.
Confira outros benefícios no Amarelinho
Constantemente o Amarelinho publica matérias sobre leis trabalhistas, novidades no mercado de trabalho e, é claro, muitas oportunidades de trabalho. Portanto, acompanhe o Facebook e Instagram do maior site de empregos.