Depois de dois anos e meio em queda por conta da pandemia do coronavírus, pesquisas apontam que lojas online, e-commerce e marketplace são algumas das tendências para o varejo em 2023.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box, junto à empresa de tecnologia e marketing Dito, 73% dos consumidores entrevistados fizeram compras em lojas físicas e virtuais nos últimos 12 meses. Para 84%, o ambiente físico e o virtual devem ser integrados, pois facilita no momento da compra.
A pesquisa ainda mostra que houve uma alteração no momento de efetuar as compras, isto é, as presenciais não são as preferidas dos usuários. Portanto, a tendência do varejo mostra que os consumidores continuarão comprando online.
Tendências do varejo para 2023
Recommerce
O nome é dado à venda aos produtos de segunda mão. O setor – que foi redescoberto durante o isolamento social por jovens que se preocupam com os problemas sociais e ambientais – teve um aumento nos últimos dois anos. Segundo o estudo da ThredUp, a expectativa é de que este mercado cresça 127% até 2026.
Tecnologias de pagamento
PIX, pagamento via QR Code e carteiras digitais continuarão em alta. O relatório Global Insights da Experian, realizado pela Serasa Experian, mostra que 82% dos brasileiros entrevistados se sentem seguros para fazer esse tipo de transição.
Omnichannel
Outra tendência do varejo é o omnichannel, que integra diversos canais de venda e comunicação, oferecendo ao cliente uma ótima experiência.
Novas lojas físicas
Por mais que os consumidores prefiram comprar online, os varejistas, que já estão no digital, vão apostar na abertura de lojas físicas.
Preços e descontos
Para atrair clientes e fidelizar os antigos, muitas lojas pretendem atualizar os preços de seus produtos, assim como realizar promoções e descontos.
E os trabalhadores, como ficam?
Apesar da tecnologia ser a maior tendência do varejo de 2023, profissionais continuarão sendo contratados. Inclusive é esperado um crescimento de vagas de emprego no primeiro semestre deste ano. Nesse sentido, além de especialistas em tecnologia, auxiliares, vendedores, estoquistas e operadores de caixa devem ganhar espaço em empresas.
Encontre sua vaga no Amarelinho!
O Amarelinho segue com a missão de conectar empresas e profissionais com o propósito de empregar trabalhadores, melhorando assim a condição de trabalho. Portanto, acesse nosso site, confira as vagas disponíveis e cadastre o seu currículo, pois o seu emprego está aqui!