Desemprego tem a menor taxa em sete anos

31 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Após anos de oscilações, o mercado de trabalho tem motivos para comemorar: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma queda no desemprego e novas oportunidades surgiram para os brasileiros.

 

De acordo com o documento, divulgado no início de janeiro deste ano, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,1%, menor número desde 2015 e resultado do retorno de consumo, ou seja, quando aumenta o poder de aquisição, o consumidor realiza novas compras, fazendo com que as empresas, consequentemente, contratem novos funcionários.

 

Além disso, a pesquisa também mostrou que houve crescimento de 1,3% de empregos com carteira assinada e o setor privado fechou 2022 com um aumento de 2,3% no número de trabalhadores, ou seja, resultando na contratação de 817 mil profissionais. 

 

Tipos de desemprego

Desemprego estrutural

Ocorre quando a sociedade passa por uma mudança estrutural, isto é, novas demandas surgem em decorrência de fenômenos econômicos e/ou tecnológicos.

Desemprego conjuntural

Acontece quando o mundo está passando por desastres naturais, isto é, como pandemias ou crises ambientais.

Desemprego sazonal

Como o nome diz, é uma época em que a demanda de trabalho diminui.

Desemprego friccional

Relacionado a jovens que estão à procura do primeiro emprego, profissionais que saíram do antigo emprego para recomeçar em outro lugar e pessoas que foram demitidas e que estão à procura de uma recolocação, mas recebendo auxílios trabalhistas.

 

Queda de desemprego deve continuar em 2023

Ainda é cedo para determinar o futuro do mercado de trabalho. Porém, segundo especialistas, a taxa de desemprego deve continuar caindo, além de atrair jovens para o primeiro emprego e, dessa maneira, conquistando profissionais para empresas de diversas áreas.

 

Desse modo, as corporações devem apostar em cuidados para a saúde mental dos profissionais, já que 72% dos trabalhadores preferem trabalhar em empresas que levam o bem-estar do colaborador a sério.

 

 

Áreas em alta

 

Primeiramente, o trabalhador precisa entender quais são as áreas de formação que devem se destacar neste ano. Confira:

 

  • Engenharia
  • Finanças e Contabilidade
  • Técnico de Informação
  • Marketing
  • Advocacia

 

Esteja preparado para o “sim” com o Amarelinho

O maior portal de vagas de emprego ajuda você a encontrar uma nova oportunidade. Diariamente, o Amarelinho atualiza o site com novas chances para você crescer e ter o sucesso que merece. Portanto, cadastre o seu currículo para alcançar novos voos. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar