Salário bruto x salário líquido: qual é a diferença?

1 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Todo trabalhador deve saber a diferença entre o salário líquido e o salário bruto. E não apenas para entender a sua folha salarial (ou contracheque, ou holerite), mas também porque são os valores equivalentes a sua jornada de trabalho na empresa. 

 

No momento da admissão deve ser registrado o que irá compor o salário do trabalhador, obedecendo às disposições legais e contratuais. Conforme determina a CLT Consolidação das Leis Trabalhistas), em seu Art. 76,  essas informações devem constar em contrato, sendo uma uma obrigação de todo empregador. 

 

O que é salário?

A palavra salário vem do latim “salarium” e está diretamente ligada ao Império Romano. Era o termo utilizado para traduzir o que os soldados romanos recebiam pelos seus serviços prestados ao Império: uma porção de sal.

 

Hoje, podemos afirmar que o salário é o valor que a empresa paga ao colaborador pela prestação de um serviço. No Brasil, o salário mínimo é estabelecido pelo governo e serve como base para o pagamento daqueles que cumprem uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Dessa forma, nenhum destes trabalhadores pode receber menos que um salário mínimo, atualmente fixado no valor de R$ 1.100. Entre os seus tipos estão o salário bruto e o salário líquido.

 

Entendendo o salário bruto

 

O salário bruto é a base salarial recebida pelo trabalhador, firmado no contrato trabalhista. Sendo assim, é o salário que o profissional recebe antes sem os descontos retidos na folha salarial. É sobre ele que são feitos os cálculos dos impostos como INSS, Imposto de Renda ou títulos de previdência.

 

Entendendo o salário líquido

 

Após estes cálculos, descontamos as taxas trabalhistas e temos o salário líquido. Ou seja, o valor efetivo disponível ao trabalhador referente ao mês trabalhado e  depositado na conta-salário ou entregue ao funcionário. Todos os descontos e benefícios recebidos pelo trabalhador estão discriminados na folha salarial. Os mais comuns que incidem sobre o salário líquido são INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IR (Imposto de Renda), vale-transporte (ou equivalente), vale-refeição (ou equivalente) e planos de saúde.

 

Está desempregado? Veja as vagas disponíveis

Por fim, você já entendeu a diferença e está sonhando com um emprego de carteira assinada, é hora de ver as vagas. Toda semana tem uma nova oportunidade para você aqui no site. Então, cadastre agora o seu currículo e não perca nenhuma delas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar