Salário bruto x salário líquido: qual é a diferença?

1 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Todo trabalhador deve saber a diferença entre o salário líquido e o salário bruto. E não apenas para entender a sua folha salarial (ou contracheque, ou holerite), mas também porque são os valores equivalentes a sua jornada de trabalho na empresa. 

 

No momento da admissão deve ser registrado o que irá compor o salário do trabalhador, obedecendo às disposições legais e contratuais. Conforme determina a CLT Consolidação das Leis Trabalhistas), em seu Art. 76,  essas informações devem constar em contrato, sendo uma uma obrigação de todo empregador. 

 

O que é salário?

A palavra salário vem do latim “salarium” e está diretamente ligada ao Império Romano. Era o termo utilizado para traduzir o que os soldados romanos recebiam pelos seus serviços prestados ao Império: uma porção de sal.

 

Hoje, podemos afirmar que o salário é o valor que a empresa paga ao colaborador pela prestação de um serviço. No Brasil, o salário mínimo é estabelecido pelo governo e serve como base para o pagamento daqueles que cumprem uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Dessa forma, nenhum destes trabalhadores pode receber menos que um salário mínimo, atualmente fixado no valor de R$ 1.100. Entre os seus tipos estão o salário bruto e o salário líquido.

 

Entendendo o salário bruto

 

O salário bruto é a base salarial recebida pelo trabalhador, firmado no contrato trabalhista. Sendo assim, é o salário que o profissional recebe antes sem os descontos retidos na folha salarial. É sobre ele que são feitos os cálculos dos impostos como INSS, Imposto de Renda ou títulos de previdência.

 

Entendendo o salário líquido

 

Após estes cálculos, descontamos as taxas trabalhistas e temos o salário líquido. Ou seja, o valor efetivo disponível ao trabalhador referente ao mês trabalhado e  depositado na conta-salário ou entregue ao funcionário. Todos os descontos e benefícios recebidos pelo trabalhador estão discriminados na folha salarial. Os mais comuns que incidem sobre o salário líquido são INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IR (Imposto de Renda), vale-transporte (ou equivalente), vale-refeição (ou equivalente) e planos de saúde.

 

Está desempregado? Veja as vagas disponíveis

Por fim, você já entendeu a diferença e está sonhando com um emprego de carteira assinada, é hora de ver as vagas. Toda semana tem uma nova oportunidade para você aqui no site. Então, cadastre agora o seu currículo e não perca nenhuma delas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias