Descubra como aumentar o índice de empregabilidade

1 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Ao se iniciar um processo seletivo, são muitos os fatores avaliados na busca pelo candidato ideal. De fato, as ofertas de emprego não param de surgir nunca. No entanto, muitos não possuem as habilidades de empregabilidade para se qualificar como funcionários em potencial.

 

O que é empregabilidade?

Empregabilidade é a capacidade de adquirir e manter habilidades técnicas, conhecimentos , qualidades pessoais e rede de contatos atualizados. São justamente essas conquistas que tornam uma pessoa mais propensa a encontrar trabalho rapidamente. 

 

Índice de empregabilidade

A fim de descobrir se determinado perfil se encaixa ou não na vaga, muitas empresas contam com o chamado índice de empregabilidade. Como o próprio nome sugere, é um cálculo que cruza as informações e as habilidades do candidato com as dos seus concorrentes e as demandas de mercado.

 

Normalmente, essa comparação é feita por softwares específicos e chegam em um resultado que define a compatibilidade (ou não) de um candidato a uma vaga.

Essas competências têm se destacado, portanto, as empresas consideram que elas agregam valor ao perfil dos candidatos. Ter essas habilidades se traduz em uma atitude muito favorável e predisposição para a integração em um ambiente de trabalho competitivo.

 

Fatores que aumentam o índice 

Idiomas

Além de dominar bem a língua portuguesa, é preciso correr atrás e aprender também outro idioma. Você não precisa necessariamente optar pelo inglês. De fato, é a língua mais valorizada, mas qualquer idioma é capaz de agregar valor à sua carreira. Se você já tem um bom conhecimento da língua inglesa, estude outras como espanhol ou alemão. 

 

Nível de escolaridade

Esse fator é muito relevante, pois atualmente o mercado de trabalho está repleto de pessoas com uma grande formação, não só com cursos de graduação, mas também com mestrados e pós-graduações. Portanto, mesmo que não tenha condições de bancar no momento, procure fazer cursos gratuitos. Toda semana tem diversas opções para você aqui no Amarelinho. 

 

Competências pessoais

Toda pessoa tem diversas habilidades e competências, mas estas podem ser mais ou menos valorizadas pelo mercado de trabalho. Tudo depende do tipo de trabalho e da área profissional. Dessa forma, saber quais são as competências valorizadas em nossa especialidade, setor ou indústria, é algo que precisa ser feito. Independentemente da área, os recrutadores costumam exigir flexibilidade, criatividade e liderança.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias