Qualificação profissional: cursos gratuitos em SP e ABC

28 de julho de 2022

Escrito por: Claudinei Nascimento

Ter um currículo que evidencia a qualificação profissional é um diferencial de peso na hora de conseguir um emprego. De acordo com levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Brasil deve ter déficit de trabalhadores com qualificação profissional até 2023. A estimativa é gerar mais de 401 mil postos de trabalho, das quais apenas 100 mil serão preenchidos por profissionais que tenham as habilidades esperadas pelas empresas. 

Sendo assim, é primordial buscar a tão desejada capacitação e algumas iniciativas gratuitas podem ajudar o trabalhador. A Fundação das Artes de São Caetano e a Instituição Colmeia estão com ótimas oportunidades para quem deseja investir na própria carreira. Confira abaixo.  

 

Cursos na Fundação de Artes de São Caetano 

As vagas são para pessoas a partir dos 15 anos nas áreas de Produção Cultural e Design. Assim sendo, os cursos de maior destaque são dos segmentos de Ação Cultural (Agente Cultural, Conservação de Acervos, Produção Cultural), Arte (Canto Coral, Fotografia, Práticas de Dança, Recreação, Jogos e Teatro).

O programa foca no movimento da Economia Criativa, gerando acesso especializado, simbólico e físico ao setor produtivo (mundo do trabalho) e à educação em arte e cultura. Nesse sentido, para a execução do programa, a Fundação das Artes investiu no total de R$10 milhões, sendo a instituição que recebeu o maior recurso em todo o País.  

“Esse projeto é fruto de um trabalho intenso que a instituição vem realizando nos últimos anos”, relembra a diretora-geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro. 

Os cursos são gratuitos e têm duração de 160 a 200 horas, na modalidade presencial. Portanto, os encontros são semanais nas unidades da Instituição ou em espaços parceiros. No final do curso, o aluno recebe um certificado do MEC e da Fundação de Artes. 

As inscrições para você investir nessa qualificação profissional podem ser realizadas no site da FACS

 

Oportunidades na Instituição Colmeia

Ao mesmo tempo, a Instituição Colmeia está distribuindo 30 vagas gratuitas para o curso de Informática e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. Dessa forma, podem se inscrever pessoas a partir dos 15 anos, com ensino fundamental completo. 

O curso vai de agosto a dezembro de 2022, às segundas, terças e quintas, das 14h às 17h. Nos outros dias, os participantes podem também frequentar as atividades culturais, esportivas e de capoeira que acontecem no local. Além disso, cada aluno receberá, de forma gratuita, material de apoio às aulas, lanche, camiseta e certificado. Não será oferecido vale-transporte. 

Para receber o certificado e o encaminhamento ao mercado de trabalho, o aluno deverá ter no mínimo 75% de frequência nas aulas e bom aproveitamento.

As inscrições para a Instituição Colmeia poderão ser feitas por meio de um formulário específico.

 

Cursos gratuitos na área da beleza

De acordo com pesquisa realizada pelo Linkedin, a quantidade de mulheres que começaram a investir em crescimento profissional aumentou globalmente durante a pandemia. Na maioria dos casos, elas queriam abrir o próprio negócio. Os dados da rede social mostram que a representação feminina no Brasil é de 27%. Sendo assim, está na 27ª posição dos países citados pela pesquisa e abaixo da média global de 31%.

Ainda segundo o levantamento, a pandemia obrigou muitas mulheres a assumirem a dupla responsabilidade. Portanto, elas tem de trabalhar, bem como cuidar de casa e da família. Dessa forma, precisam ir em busca de mais flexibilidade.  Além disso, a probabilidade de promoções internas de liderança para os homens foi 52% maior em relação às mulheres em 2021, segundo ano da Covid-19. 

Sendo assim, a Associação Paulista de Apoio à Família (APAF) abriu inscrições para cursos gratuitos voltados às mulheres. Confira. 

 

APAF está com inscrições abertas

Os cursos disponíveis são os de Assistente de Cabeleireiro Avançado, Gestão para Salões de Beleza, Depilação Básica com Cera, Manicure e Pedicure e Cuidador Infantil. Dessa forma, a APAF visa oferecer crescimento profissional para mulheres a partir dos 18 anos, desempregadas, com baixa renda e residentes em São Paulo. Além disso, os materiais utilizados nas aulas serão fornecidos pela APAF e seus parceiros. 

Para se inscrever, é preciso ligar para (11) 3120-4639, no período de 1 a 4 de agosto, das 9h às 15h. O local das oportunidade ocorre no Centro de São Paulo, no bairro da Bela Vista. 

 

O empreendedorismo feminino é ferramenta de transformação

Quando uma mulher empreende, ela gera em sua volta um ciclo de prosperidade com relação à sua comunidade, à sua família e a outras mulheres. Elas investem mais na educação de seus filhos, no suporte à comunidade e na assistência aos parentes. Sendo assim, o empreendedorismo é uma ferramenta de transformação econômica, social e profissional. Ao mesmo tempo, gera uma mudança pessoal na vida das mulheres, fortalecendo o senso de capacidade, autonomia e independência.

 

Busque oportunidades de qualidade profissional no Amarelinho   

O Amarelinho é o site perfeito para quem busca crescimento profissional. Aqui você encontra vagas de emprego, cursos profissionalizantes e informações relacionadas a concursos públicos. 

Em “Cursos & Educação”, você têm conteúdos exclusivos que ajudarão a ampliar seus conhecimentos profissionais. E não se esqueça de conferir as vagas de empregos disponíveis no nosso site. 

Até mais e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar