Como as micro e pequenas devem agir na crise

26 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Pesquisa do Sebrae mostra que preocupação entre empresários, mas ações são necessárias, para evitar a paralisia.

 

O surgimento do coronavírus é uma ameaça para a saúde financeira de micros e pequenas empresas. Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP mostra que seis entre dez empreendedores estão “muito preocupados” com o vírus e 83% acreditam que a pandemia vai afetar a sua empresa. 

Porém, as dificuldades não podem se tornar paralisantes. A prioridade é buscar alternativas para minimizar o impacto nos pequenos negócios, que hoje respondem por 49% dos empregos e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Para o diretor-superintendente do Sebrae/SP, Wilson Poit, empreendedores devem investir na presença digital de seus negócios, oferecendo venda on-line e entrega em domicílio, se o segmento permitir. “O melhor é se adequar ao delivery do que deixar de vender, assim como encontrar uma plataforma na internet para oferecer seus produtos”, diz.  

Para o mentor de pequenas e médias empresas, Marcus Marques, mesmo microempreendedores individuais, que não têm possibilidade de oferecer o seu serviço pela modalidade on-line, podem tomar algumas ações que contribuam para não disseminar ainda mais o vírus, como a realização de suas atividades fora do horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.  

Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas

Para Marques, a economia passa por um choque transitório, mas o pânico leva à tomada de decisões ruins. “É preciso negociar com fornecedores, cortar custos, mudar as estratégias de venda e ser criativo para não sucumbir, além de buscar soluções com ajuda dos próprios funcionários.” 

Marques entende  que o ideal é o isolamento, por meio do trabalho home office, mas nos casos em que a situação não é possível, as empresas devem contribuir com outras medidas, como vender produtos e serviços por telefone, deixar espaçamento entre as mesas dos colaboradores, pedir para que os funcionários não se cumprimentem, adiem viagem de negócios e substituam reuniões presenciais por virtuais. “Tudo isso, além da higienização de ambientes, que deve ser reforçada em quadro de avisos e comunicados”, diz.
O mentor também apoia a ideia de que os consumidores comprem das pequenas empresas, pois a pandemia deve durar no mínimo dois meses, tempo suficiente para quebrar um negócio. A propósito, a recomendação de comprar em petshops, mercearias e lanchonetes tem sido bastante compartilhada via WhatsApp. “Para a economia, é melhor que as pequenas sobrevivam e 30% das multinacionais tenham prejuízo, do que 30% das pequenas morram. Ajudá-las neste momento é uma decisão inteligente para o bem-estar de todo o país.” 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar