Durante a pandemia, muitas empresas viram na internet uma forma de sobreviver e prosperar. De fato, as empresas que se adaptaram ao mundo digital não só conseguiram transitar de forma efetiva em meio a turbulência, mas também utilizaram a transformação para progredir no mercado de trabalho. Embora ainda haja esperança de que tudo volte a ser como antes, novos hábitos de consumo se formaram e é provável que o público continue a depender mais fortemente da internet. Portanto, não dá pra você limitar as suas habilidades digitais ao pacote Office, certo?
De acordo com pesquisa realizada pela Google e McKinsey em 2019, os brasileiros têm habilidades relacionadas ao manuseio dos aparelhos e a funções básicas como navegação na internet, mas não estão familiarizados com o uso de comando de voz e configuração de softwares. A saber, a nota média do Índice de Habilidades Digitais foi 3.0 (em uma escala de zero a cinco).
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, se acomodar com nota 3 não traz benefício algum para a sua carreira. Hoje, as habilidades digitais são necessárias em quase todas as profissões. À medida que as pessoas evoluem profissionalmente, há uma maior demanda por habilidades digitais específicas, e a aquisição dessas habilidades torna a progressão na carreira mais satisfatória e lucrativa.
O que são habilidades digitais?
Habilidades digitais são definidas como um conjunto de habilidades que permitem o uso de dispositivos digitais, aplicativos de comunicação e redes para acessar e gerenciar informações. Eles permitem criar e compartilhar conteúdos digitais, comunicar, colaborar e resolver problemas para um crescimento efetivo e criativo na vida, aprendizagem, trabalho e atividades sociais em geral.
Nesse sentido, podemos dividir as habilidades digitais em:
Básicas: habilidades de alfabetização digital que os empregadores exigem na maioria dos empregos em todos os setores. Isso inclui planilhas e ferramentas de processamento de texto como Microsoft Excel e Microsoft Word. Essas capacidades estão se tornando cada vez mais necessárias para a maioria das vagas.
Específicas: competências e/ou conhecimento de ferramentas de TI, incluindo programas de computador e linguagens de programação. Aqui também temos requisitos de habilidades digitais para empregos mais técnicos como rede de computadores, desenvolvedor de jogos e analista de redes sociais.
Mas não se engane. Atualmente, quanto mais habilidades específicas você tiver, melhor. Mesmo que esteja concorrendo a vagas que exigem o mínimo de atividade digital.
Três habilidade digitais que você deve desenvolver
Conhecimento para criar e editar documentos
Ao cultivar essa habilidade, você poderá utilizar de forma eficiente recursos e ferramentas digitais, bem como utilizá-los em seu desenvolvimento profissional. Você poderá entender a usar e editar documentos digitais, sejam eles simples textos, planilhas ou formulários. E não só no computador, mas também em novas mídias digitais, como laptops, tablets e smartphones. Isso contribui significativamente para qualquer organização, aumentando a produtividade e acelerando a inovação.
Edição de foto e vídeo
As habilidades de edição de fotos e vídeos estão se tornando essenciais em campos da mídia, como administração, jornalismo, publicidade e marketing. Foto e vídeo estão no topo da criação de conteúdo e os empregadores estão procurando candidatos com tais habilidades para aumentar o engajamento nas redes sociais.
Para começar a dominar suas habilidades de edição de fotos, verifique ferramentas como Adobe Photoshop ou Adobe Lightroom para começar a entender o software de edição de fotos padrão. Para obter mais informações sobre a edição de vídeo, comece a usar aplicativos como IMovie ou Adobe Premiere Pro. Existem também diversas ferramentas gratuitas na internet. Basta uma busca mais apurada para achar alguns que servirão para o seu primeiro contato com a área.
Programação, Web e desenvolvimento de aplicativos
No centro de qualquer produto de tecnologia ou serviço digital estão os códigos. As principais linguagens que a maioria das posições de programação e desenvolvimento precisam incluem PHP / JavaScript e MySQL. Essas habilidades são listadas regularmente entre as 10 mais solicitadas pelos empregadores no LinkedIn. Ter um portfólio de projetos que demonstram suas habilidades de codificação também pode ajudar a validar seu conhecimento e experiência e ajudá-lo a alcançar um bom emprego. Exemplos de experiência em desenvolvimento para sites responsivos, por exemplo, darão uma ótima vantagem sobre outros candidatos.
Para desenvolver tais habilidades é fundamental que você realize cursos e esteja sempre atento às novidades do mercado de trabalho. Não vacile e não se esqueça de conferir as vagas que estão abertas no Amarelinho.
Até a próxima!