Pode ser o fim das vagas sem divulgação de salários

28 de julho de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A divulgação de salários junto às vagas pode começar a ser uma realidade bem em breve. Um projeto de lei está em discussão para que as empresas sejam obrigadas a divulgarem essa informação. Eventualmente, os candidatos se deparam com vagas que solicitam requisitos mínimos para fazer parte da organização. Porém, em raras situações, encontram a divulgação de salários para a aplicação nessas oportunidades. Confira no que consiste o projeto e como ele pretende ajudar os trabalhadores.

O projeto de divulgação de salários em vagas

O projeto de lei (PL 1149/22), de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), consiste no registro do salário em todas as vagas de emprego, para a ciência dos candidatos. 

Essa ação impactaria tanto empresas públicas quanto privadas. Desse modo, as que não acatarem os requisitos para divulgação estariam sujeitas ao pagamento de multas.

O PL ainda precisa passar pela análise das comissões do trabalho, administração e serviço público, além do CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) para aprovação. Entretanto, por ser um projeto de caráter exclusivo, pode ser finalizado sem a necessidade de passar pelo plenário.

Isso pode impactar quem busca por emprego?

Segundo uma pesquisa realizada por um site de recrutamento e seleção, mais de 70% das pessoas que estão buscando emprego levam em consideração a divulgação de salários. 

Essa mudança pode auxiliar tanto na equiparação dos pagamentos entre pessoas do mesmo setor quanto no direcionamento do público para as vagas que realmente possuem interesse, por ter a clareza do valor pelo qual será remunerado.

Estudos mostram que as mulheres ganham menos no mercado de trabalho, mesmo ocupando as mesmas funções que outros homens, e isso pode ficar ainda mais escancarado com outros grupos de minorias dentro das empresas. Em muitos casos, as empresas definem os salários de acordo com a pessoa, não mantendo a ética durante o processo de seleção.

 

Banner Amarelinho

 

Como as empresas enxergam essa situação?

Em contrapartida, algumas empresas se mostraram contrárias à obrigatoriedade da divulgação de salários. O principal argumento seria o fato de isso poder atrair pessoas diferentes do público desejado, por conta das remunerações.

As empresas também alegam que a questão das multas não seria justa. Sendo uma divulgação simples, não necessitaria de uma regulamentação tão formal. 

Por fim, querem entender a necessidade de uma vigilância nesses casos, pois podem gerar alguns conflitos de interesses ou abusos desses artifícios para prejudicar as instituições.

Onde encontrar vagas confiáveis?

De fato, esse projeto pode gerar grande impacto na busca por empregos no Brasil. Porém, se existe um lugar que você já encontra vagas seguras, é no site do Amarelinho! Contando com oportunidades nas mais diversas áreas, você estará livre para escolher a que mais combina com seu perfil. Cadastre seu currículo e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar