Como falar dos seus defeitos em uma entrevista?

17 de dezembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Durante uma entrevista de emprego, é bastante comum que os recrutadores peçam ao candidato para apresentar, além das qualidades, também os defeitos. E muitos não sabem responder a essa pergunta.

 

Sendo assim, se preparar com antecedência para essa questão é essencial para evitar erros. Mesmo que o recrutador não pergunte explicitamente, identificar os seus próprios pontos fortes e fracos é essencial para mostrar a ele que você tem um bom autoconhecimento.

 

Por que os recrutadores abordam essa questão em uma entrevista?

 

Ao perguntar sobre os seus defeitos, o recrutador dá a você a oportunidade de mostrar sua personalidade. Além disso, permite a ele saber que imagem você tem de si mesmo: se falta ou excesso de autoconfiança, por exemplo. Inegavelmente, esta pergunta também permite ao recrutador saber se o seu perfil corresponde ou não ao cargo que está em aberto. 

Fale sobre os defeitos não essenciais para o trabalho

 

Uma das melhores maneiras de apresentar os seus defeitos em uma entrevista de emprego é, primeiramente, analisando as habilidades exigidas para a posição. Feito isso, ao ser perguntado liste apenas os seus defeitos que não estão diretamente relacionados à elas.

 

Por exemplo, se você é um desenvolvedor pode dizer que não se sente confortável falando em público. Por outro lado, se um dos seus defeitos for problema de concentração, pode comprometer as suas chances uma vez que essa habilidade é essencial para a rotina do trabalho. Dessa forma, entenda que os defeitos não têm as mesmas consequências dependendo da posição desejada. 

 

Dizer que é “muito perfeccionista” e “exigente consigo mesmo” deve ser evitado a todo custo. Isso porque os recrutadores já estão familiarizados com essas respostas. São clichês que podem transmitir, inclusive, falta de personalidade. 

 

Não se esqueça de mostrar que você está se esforçando para combater os seus defeitos. Esta pode ser uma ótima maneira de se diferenciar dos outros candidatos.

 

Viu como não é tão difícil assim falar sobre os seus defeitos em uma entrevista? Agora só falta ver as vagas em destaque no site e mandar o seu currículo. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias