Nova carreira: conselhos para seguir rumos diferentes no trabalho

14 de dezembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Desafiadora e empolgante, a decisão de seguir uma nova carreira não é tão simples quanto parece. Afinal, estamos falando de uma situação única na vida de muitos trabalhadores e que pode gerar diversas incertezas. Nesse sentido, pensando em ajudar os profissionais que estão em busca de novos ares, separamos tudo o que você precisa saber para caminhar ao longo dessa jornada.

Qual é o momento certo de seguir uma nova carreira?

Apesar de ser uma escolha que acontece com frequência no mercado de trabalho, não existe uma hora correta para tomar essa decisão. Como ela afeta diretamente os próximos passos do profissional, é crucial que ocorra de forma pensada e planejada. Contudo, pode ser feita tanto por jovens quanto por colaboradores mais experientes, que buscam viver outras situações.

Como fazer a transição para uma nova carreira?

Quando decidimos seguir uma nova carreira, é necessário ter em mente que tipo de conhecimento poderá ser reaproveitado e quais as novidades que deverão ser absorvidas. Dessa maneira, será possível ter uma transição suave e sem vícios gerados pela antiga área de atuação. Além disso, esse passo será essencial para entender quais são os pontos de defasagem que deverão ser superados pelo trabalhador.

Converse com profissionais da nova área de atuação

Mesmo que exista bastante material teórico para te ajudar nesse momento de mudança, o contato com profissionais ajudará a entender a realidade desta nova carreira. Sendo assim, não tenha vergonha e faça o máximo que puder para aprender tudo sobre a parte prática e teórica que o(a) ajudará a brilhar na nova carreira. 

Busque capacitação

Atividades de capacitação, como cursos, palestras e workshops, são outra maneira de se preparar para assumir os desafios de uma nova carreira. Por meio deles, os iniciantes na área poderão ter uma noção maior sobre as exigências necessárias para lidar com problemas reais de uma área desconhecida. 

Pronto para encontrar o seu novo emprego no Amarelinho?

Ao buscar  novas formas de aprendizado, a dica é conferir todas as opções disponíveis no site do Amarelinho e aproveitar os diversos conteúdos gratuitos que temos publicado.

Aproveite e acesse todo o nosso catálogo de vagas. São muitas alternativas de processos seletivos para te deixar mais próximo do mercado de trabalho. Cadastre seu currículo e participe agora mesmo!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar