A importância da saúde mental no emprego

15 de dezembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Tema bastante abordado nos últimos anos, a saúde mental no emprego vem ganhando ainda mais relevância na vida dos trabalhadores. Não é para menos. Importante para a satisfação dentro e fora do expediente, esse é um assunto que impacta diretamente no desempenho dos funcionários e na sequência de suas carreiras. 

Pensando nisso, nós do Amarelinho separamos algumas dicas para você.

Conselhos para cuidar da saúde mental no emprego

Evite pressões desnecessárias

O mercado de trabalho é certamente um lugar bastante voltado para o desempenho e a entrega de resultados. No entanto, em muitas ocasiões, essa cobrança acontece por parte do próprio funcionário, que busca sempre superar resultados anteriores e impressionar ainda mais. Após certo período, essa constante procura por crescimento imediato pode ser prejudicial e frustrante. Portanto é fundamental entender que existem períodos positivos e negativos e pedir feedbacks para os superiores, a fim de melhorar de forma saudável.

Organização e uso do tempo

Outro fator essencial para trabalhadores que desejam manter a saúde mental no emprego em dia é a organização. Sem ela, as tarefas e deveres podem se acumular e gerar mais desgaste do que era esperado para a realização. Assim os níveis de estresse aumentam e geram uma pressão desnecessária para uma demanda comum ao dia a dia.

Nesse sentido, procure criar listas com os pontos mais importantes do dia e deixe sempre um espaço reservado na sua agenda para algum imprevisto. Afinal de contas, não sabemos quando algo urgente pode aparecer e devemos estar preparados para todas as situações.

Conheça os seus limites e preserve a sua saúde física

Ficar um dia ou outro trabalhando depois do expediente pode ser visto como uma atitude de valor pelos superiores. Por outro lado, se essa se tornar uma prática comum, em um curto período sua saúde mental poderá ficar prejudicada e afetar diretamente a sua relação e desempenho no cotidiano. Sendo assim, conhecer os limites e manter atividades físicas constantes pode ser a chave para fugir de questões comuns como a síndrome de Burnout e a exaustão que atinge diversos profissionais no mercado de trabalho.

Veja outras dicas para saúde mental no emprego no Blog do Amarelinho

Gostou desses conselhos para cuidar da sua saúde mental no emprego? Então veja as vagas que separamos no site do Amarelinho. Além disso, siga aqui no blog para encontrar tudo sobre comportamento, leis trabalhistas e muito mais. Aproveite todo o conteúdo e deslanche na sua carreira profissional!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar