Saiba quais são os principais tipos de discriminação no trabalho

14 de setembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

A discriminação no trabalho é, sem dúvida, um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais no mercado. Com a capacidade de impactar negativamente o ambiente, ela afeta todas as áreas da organização, principalmente a saúde mental dos trabalhadores atingidos.

Formas frequentes de discriminação no trabalho

Apesar de ser uma prática inconveniente e passível de punição, de acordo com o artigo 461 da CLTtic, ela acontece de várias maneiras. Nesse sentido, a fim de auxiliar você a identificar esse tipo de tratamento e superá-lo, separamos alguns exemplos presentes no cotidiano de muitos profissionais.

Discriminação racial

Assim como acontece em outras áreas da sociedade, a discriminação racial também faz parte do cotidiano de ambientes de trabalho. Se em algum momento da humaninade acreditou-se que negros e pardos eram menos capacitados para determinadas tarefas, essa crença caiu por terra. 

Hoje, já está provado que a cor da pele não influencia as competências importantes para o trabalho e a questão não deve ser considerada para designar atividades, funções e salários. Contudo, ainda vemos diversos casos em que a discriminação racial acontece no mercado e impactam a carreira de profissionais.

Discriminação de gênero

O tempo em que mulheres não eram bem-vistas ou aceitas no ambiente profissional já ficou para trás. No entanto, ainda é comum ver casos a respeito da discriminação de gênero. A maior parte deles está exposto no âmbito da remuneração. Luta constante de grupos e organizações que defendem o direito das mulheres à equiparação salarial para profissionais da mesma função é um tema recorrente.

Além disso, também é frequente observar a discriminação de gênero como forma de assédio. Nessas ocasiões, geralmente homens em posição de poder intimidam mulheres e mudam o tratamento em caso de respostas negativas. Caso essas situações ocorram, é fundamental acionar superiores ou a Justiça.

Discriminação por gravidez

Outra discriminação no trabalho enraizada nesse meio é contra as gestantes. Devido ao tempo de afastamento, necessário para que as mães possam dar a devida atenção para essa nova fase, muitas empresas discriminam as profissionais que seguem esse caminho. As represálias podem vir tanto com piadas e comentários de mau gosto ou até mesmo tarefas excessivas após a volta do período de licença.

Como lidar com a discriminação no trabalho

Certamente, uma das melhores formas de caminhar para o fim da discriminação no trabalho é por meio do enfrentamento. Sendo assim, caso presenciar as situações mencionadas, como favorecimentos ou decisões baseadas na cor, gênero ou opção sexual, denuncie.

Para isso, você pode conversar com lideranças que estão em cargos superiores da empresa ou acionar um advogado para tomar as medidas legais cabíveis. Por conta das leis trabalhistas, atualmente existem diversas formas de proteção para evitar que o profissional seja lesado por conta de atos discriminatórios.

Acesse o Blog do Amarelinho

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do trabalho e conhecer mais dicas para arrasar na sua carreira profissional? Então, navegue à vontade pelo Blog do Amarelinho e aproveite. São vários temas importantes como orientações relacionadas a comportamento e métodos de qualificação!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar