Cruzando Histórias com O Amarelinho

14 de setembro de 2023

Escrito por: Sttela Vasco

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego entre as mulheres é 54% maior que a dos homens. Ainda sofrendo com os impactos da pandemia, elas encontram obstáculos diversos no momento de reingressar no mercado de trabalho. Porém, é difícil visualizar quem são essas mulheres quando vemos dados apenas. Ao vermos somente números, fica mais fácil se afastar do problema. 

Pensando nisso, O Amarelinho e a Cruzando Histórias, organização social localizada no Centro de São Paulo e que oferece apoio a mulheres em situação de desemprego, se uniram para contar algumas das histórias de quem faz parte desses dados, dando rosto e nome e oferecendo a chance delas próprias compartilharem seus sonhos e ambições com os leitores do blog.

A origem da parceria Cruzando Histórias e O Amarelinho

Contar histórias não é algo novo nem para o Amarelinho e nem para a Cruzando Histórias. Fundada em 2017, a ONG já atendeu mais de 15 mil mulheres, oferecendo escuta, orientação de carreira, revisão de currículo e acolhimento psicológico. Seja presencialmente, em seu espaço na rua Barão de Itapetininga, ou online, todos os dias dezenas de histórias cruzam com a da Cruzando. São mulheres com experiência, repertório e vontade de chegar em seus objetivos, mas que não recebem oportunidades ou não aparecem no mercado. Já o Amarelinho traz a missão de ajudar essas pessoas a encontrar emprego, por meio da divulgação de vagas, cursos e conteúdos relacionados ao mercado de trabalho.

A missão dessa parceria é dar visibilidade a algumas dessas mulheres e fazer com que suas jornadas sejam conhecidas por mais pessoas. Quinzenalmente, traremos depoimentos em primeira pessoa contando sobre suas conquistas profissionais e os caminhos trilhados ao longo de suas vidas. Além disso, mesclaremos empregabilidade com as diversas faces do “ser mulher” na nossa sociedade hoje. 

O objetivo da parceria

“Queremos mostrar que esse números que a gente vê em tantos lugares representam pessoas, mulheres que fazem parte do nosso dia a dia e  têm muito a contar e ensinar, mas não são ouvidas”, explica Bia Diniz, fundadora e diretora executiva da Cruzando Histórias. Bia, que começou a ONG carregando uma lousa oferecendo ajuda a quem buscava emprego, hoje se comunica com mulheres do Brasil inteiro e enxerga o valor que elas carregam consigo.

“Estamos falando de uma parte fundamental da mão de obra do país, mas que é rejeitada muitas das vezes. Por serem mães, por terem determinada idade ou simplesmente por serem mulheres. Como podemos realmente evoluir como sociedade se excluímos uma parte dela no processo?”, questiona Bia.

As histórias presentes nessa coluna são de mulheres atendidas pela Cruzando Histórias em São Paulo e que concordaram em dividir um pouco de suas vidas com o público. Dessa maneira, é uma vitrine de talento que vai além de páginas de currículo, narrando uma porção do que elas vivem, suas lutas e expectativas. E aí, vamos Cruzar Histórias?

A Cruzando Histórias oferece atendimento presencial totalmente gratuito de segunda e quarta, das 10h às 16h, na rua Barão de Itapetininga, 255, sala 605. Não é necessário agendar. Nesse sentido, saiba mais sobre a Cruzando Histórias no site ou pelo WhatsApp: (11) 91013-3337

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar