O ChatGPT pode mudar as relações de trabalho?

15 de setembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial (IA) que interage com humanos, fornecendo soluções para questionamentos e solicitações. Desenvolvido pela OpenAI, o software é capaz de responder dúvidas, criar histórias, aconselhar e resolver problemas matemáticos e lógicos.

Em decorrência das diversas atividades que realiza, o ChatGPT tem sido adicionado a algumas áreas. Por conta disso, certo é que alguns setores do mercado de trabalho passarão por mudanças e as empresas, assim como seus funcionários, precisarão se adaptar à tecnologia.

No Brasil, o Senado Federal tem o objetivo de estabelecer novos pontos para regular o uso da IA, por meio da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O que é ChatGPT?

A solução surgiu a partir do OpenAI, uma organização sem fins lucrativos norte-americana, que tem o propósito de avançar os estudos tecnológicos e, consequentemente, desenvolver uma inteligência artificial segura, de acordo com a legislação.

Dessa maneira, em 2018, foi lançada a primeira versão do programa. Intitulado GPT-1, o software funcionava por meio de algoritmos inseridos manualmente para a IA atingir um resultado predeterminado. Já em 2020, veio a terceira versão, que se aproximou do panorama atual.

Como ele é utilizado no mercado de trabalho?

Pelo seu formato inteligente e ágil, o programa agiliza os processos, facilitando a revisão de procedimentos no dia a dia e, por fim, auxiliando no esclarecimento de diversas questões. Além disso, o ChatGPT automatiza as demandas, aumentando a produtividade da equipe.

De acordo com a consultoria Ernest & Young, algumas profissões já sofrem os impactos pelo avanço da inteligência artificial. São elas: operador de telemarketing, corretor de imóveis, caixa bancário, jornalista e escritor.

Além disso, o supercomputador Watson, da Internacional Business Machines (IBM), empresa voltada para a área de informática, já consegue interpretar laudos médicos e, consequentemente, localizar evidências e gerar hipóteses.

Mudanças no trabalho

Todas as novas tecnologias alteram o comportamento da população e, por isso, as mudanças acontecem. Dessa maneira, o ChatGPT traz pontos positivos e negativos para o mercado de trabalho.

A inteligência artificial libera os colaboradores de tarefas repetitivas e monótonas, fazendo com que o funcionário inicie um novo processo. Entretanto, alguns empregos podem deixar de existir, reduzindo custos operacionais. Portanto, é necessário encontrar o equilíbrio neste novo cenário corporativo.  

Acompanhe as atualizações do mercado

Semanalmente, o Amarelinho compartilha dicas, notícias e artigos sobre o mundo corporativo. Além disso, atualizamos nosso site com novas oportunidades de emprego, auxiliando os profissionais brasileiros. Acompanhe!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar