O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial (IA) que interage com humanos, fornecendo soluções para questionamentos e solicitações. Desenvolvido pela OpenAI, o software é capaz de responder dúvidas, criar histórias, aconselhar e resolver problemas matemáticos e lógicos.
Em decorrência das diversas atividades que realiza, o ChatGPT tem sido adicionado a algumas áreas. Por conta disso, certo é que alguns setores do mercado de trabalho passarão por mudanças e as empresas, assim como seus funcionários, precisarão se adaptar à tecnologia.
No Brasil, o Senado Federal tem o objetivo de estabelecer novos pontos para regular o uso da IA, por meio da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O que é ChatGPT?
A solução surgiu a partir do OpenAI, uma organização sem fins lucrativos norte-americana, que tem o propósito de avançar os estudos tecnológicos e, consequentemente, desenvolver uma inteligência artificial segura, de acordo com a legislação.
Dessa maneira, em 2018, foi lançada a primeira versão do programa. Intitulado GPT-1, o software funcionava por meio de algoritmos inseridos manualmente para a IA atingir um resultado predeterminado. Já em 2020, veio a terceira versão, que se aproximou do panorama atual.
Como ele é utilizado no mercado de trabalho?
Pelo seu formato inteligente e ágil, o programa agiliza os processos, facilitando a revisão de procedimentos no dia a dia e, por fim, auxiliando no esclarecimento de diversas questões. Além disso, o ChatGPT automatiza as demandas, aumentando a produtividade da equipe.
De acordo com a consultoria Ernest & Young, algumas profissões já sofrem os impactos pelo avanço da inteligência artificial. São elas: operador de telemarketing, corretor de imóveis, caixa bancário, jornalista e escritor.
Além disso, o supercomputador Watson, da Internacional Business Machines (IBM), empresa voltada para a área de informática, já consegue interpretar laudos médicos e, consequentemente, localizar evidências e gerar hipóteses.
Mudanças no trabalho
Todas as novas tecnologias alteram o comportamento da população e, por isso, as mudanças acontecem. Dessa maneira, o ChatGPT traz pontos positivos e negativos para o mercado de trabalho.
A inteligência artificial libera os colaboradores de tarefas repetitivas e monótonas, fazendo com que o funcionário inicie um novo processo. Entretanto, alguns empregos podem deixar de existir, reduzindo custos operacionais. Portanto, é necessário encontrar o equilíbrio neste novo cenário corporativo.
Acompanhe as atualizações do mercado
Semanalmente, o Amarelinho compartilha dicas, notícias e artigos sobre o mundo corporativo. Além disso, atualizamos nosso site com novas oportunidades de emprego, auxiliando os profissionais brasileiros. Acompanhe!