Curva de aprendizado: o que significa esse termo?

23 de novembro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Um momento importante de evolução para a carreira é entender a sua curva de aprendizado. Uma vez que o profissional moderno não pode ficar desatualizado, é de extrema importância para o mercado que os trabalhadores tenham uma boa absorção de conhecimento. Principalmente para quem almeja novos cargos, viver novas funções e até mesmo traçar objetivos para o seu futuro.

 

O que é curva de aprendizado?

É a evolução do trabalhador conforme realiza suas atividades. Com o passar do tempo, mais o profissional se torna experiente, mais conhecimentos ele agrega de suas tarefas. Desse modo, realiza o trabalho de maneira mais rápida e eficiente, sendo mais produtivo, já que não possui mais dúvidas, como acontece no início.  

 

Como funciona?

Em um estudo realizado por Theodore Wright, enquanto analisava o processo de criação de aviões, ficou mais evidente o funcionamento da curva de aprendizado. Foi analisado que os trabalhadores da produção demandam menos tempo para a montagem do avião com o decorrer do tempo. 

 

 

É exatamente desse modo que a curva de aprendizado funciona: conforme o profissional se familiariza com as suas atividades, mais rapidamente ele pode realizar suas tarefas. Porém esse espaço varia bastante de pessoa para pessoa. Dependendo de suas funções, alguns absorvem de forma mais breve as tarefas enquanto outros demoram para entender, mas quando pegam o jeito, podem atingir níveis mais altos de resultados.

 

Importância para carreira

A curva de aprendizado pode auxiliar nos níveis relacionados à produtividade, uma vez que seu processo funciona como um filtro para novas tarefas que o profissional irá exercer. Ter em mente como funciona esse indicador faz com que as ações dos profissionais se tornem mais assertivas e assim ficará mais fácil de aprender suas funções para o dia a dia.

 

Aprenda fazendo!

É necessário para a fixação das suas atividades o treino, a tentativa e o erro. Desse modo, você tem que tentar e buscar suas oportunidades. Para isso, você pode encontrar a que mais combina com você no site do Amarelinho! Confira as vagas das mais diversas empresas, cadastre seu currículo e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar