Saúde mental no trabalho: como cuidar da sua?

23 de novembro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O número de pessoas com transtornos mentais aumentou de forma alarmante. É o que mostra o Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em apenas um ano, 129 milhões de pessoas no mundo desenvolveram depressão ou ansiedade. Nesse sentido, o mercado de trabalho entendeu os riscos causados pelo “mal do século” e vem dando cada vez mais atenção ao tema com o intuito de melhorar. 

Atualmente, depressão e variações são faladas no ambiente de trabalho. Ações como essas foram fundamentais para acabar com alguns mitos, já que eram encarados como verdade. Sobretudo, as comprovações científicas apontam que essas doenças acabam afetando todos os tipos de pessoas, classes, gêneros e afins.

 

Importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Para funcionários

É no ambiente de trabalho que se passa a maior parte do tempo, por isso, se sentir mal, indisposto ou afetado psicologicamente impacta diretamente nos resultados do colaborador, fazendo com que o funcionário não se sinta útil para a instituição. 

Frustrações são comuns no ambiente de trabalho, seja pela falta de reconhecimento, por broncas, erros ou o medo de ser demitido. Entretanto, esses receios podem ser amenizados por um bom ambiente, mas se a saúde mental não estiver em dia, pode afetar ainda mais o quadro do trabalhador.

Para a empresa

Mesmo com o atual cenário do imediatismo, as empresas estão dando o devido valor à saúde mental dos seus funcionários, ou seja, perceberam que quadros como esses causavam a falta de produtividade dos seus colaboradores. 

Segundo dados da OMS, um trabalhador com a saúde mental afetada perde, em média, 4 dias de trabalho no ano. Porém, em casos mais complexos, podem chegar a até 200 dias no mesmo período.

 

Tipos de doenças que afetam a saúde mental

Um trabalho negativo pode afetar diretamente o ânimo do empregado, resultando em quadros complexos. No Brasil, das aposentadorias prematuras por incapacidade de trabalho, os transtornos mentais aparecem em terceiro lugar como responsáveis.

Confira as doenças mentais mais comuns causadas pelo trabalho. 

 

Depressão 

Afetando mais de 12 milhões de brasileiros, a depressão é a doença mais conhecida ao se referir à saúde mental. Visto que quase 6% da população nacional, esse transtorno afeta diariamente o mercado de trabalho, impossibilitando os funcionários de atuarem profissionalmente.

O diagnóstico ocorre de maneira individual e seus principais sintomas são: apatia, culpa constante, mudança de humor brusca, perda de interesse, solidão e tristeza profunda. Caso se identifique com os tópicos citados, procure ajuda especializada.

 

 

Síndrome de Burnout

Associado ao ambiente de trabalho, essa síndrome é caracterizada pela cobrança excessiva. Além de afetar a saúde mental, também resulta em cansaço físico extremo. Portanto, a pessoa fica incapaz de realizar suas atividades. 

Com a possibilidade de se tornar crônico, o Burnout aparece em locais onde os funcionários competem entre si e são estimulados muitas vezes no cotidiano. Esses fatos podem gerar momentos de ansiedade que, quando não tratados, resultam em um colapso, isto é, não permitindo que a pessoa realize normalmente as suas atividades.

 

Ansiedade

Citada anteriormente, a ansiedade é o motivo inicial para essas doenças mais graves. Atingindo quase 20 milhões de pessoas só no Brasil, esse transtorno precisa ser analisado de maneira individual para que se compreenda as suas causas. 

Nesse sentido, um ambiente de trabalho tóxico pode influenciar diretamente nessa condição para o colaborador. As cobranças por metas inatingíveis e a necessidade constante de demonstrar resultados são exemplos que impulsionam a ansiedade.

 

Síndrome do pânico

Por fim, essa síndrome causa crises agudas e inesperadas, impossibilitando de sair de casa ou realizar tarefas de maneira independente.

Descrita como “uma mistura de desespero e medo”, essa condição pode causar falta de ar, dor no peito e formigamento em partes do corpo. Em muitos casos, acaba até sendo confundida com infarto.

 

O que fazer para melhorar?

A criação de um ambiente harmonioso e pacífico é o ponto principal para evitar distúrbios relacionados à saúde mental dos colaboradores. É importante que haja acompanhamento psicológico do time, de forma preventiva, para que seja possível uma análise interna de maneira clara e focada no aprimoramento da empresa.

É fundamental que os funcionários também se autoavaliem e entendam seus limites. Assim, estarão focados em produzir e gerar resultados para a organização, sem afetar a sua saúde.

 

O mercado de trabalho te espera

Estando saudável e ciente das suas responsabilidades, é hora de buscar seu espaço no mundo dos empregos. Não há lugar melhor para encontrar suas vagas do que no site do Amarelinho! Com oportunidades nas mais diversas áreas, as empresas estão esperando o seu cadastro para entrar em contato com você. 

Não perca tempo, crie seu currículo e encontre sua vaga dos sonhos. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar