Situações que causam afastamento do trabalho

28 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Muitas vezes, o ambiente organizacional pode ser sinônimo de estresse para algumas pessoas. Porém, em casos extremos, é necessário o afastamento do trabalho. Entenda quais são essas situações e o que fazer para não prejudicar a carreira profissional.


O que pode causar afastamento do trabalho?


Segundo uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de brasileiros afastados do trabalho por motivos de saúde chegou a 15,3 milhões. Em resumo, os motivos vão desde problemas relacionados às condições de trabalho, como acidentes e doenças ocupacionais, até problemas de saúde.

Confira abaixo algumas situações que podem gerar afastamento do trabalho:

 

Maus-tratos no ambiente de trabalho

O profissional sofre constantemente maus-tratos no ambiente de trabalho, seja físico ou psicológico. Inegavelmente, essas situações podem levar ao estresse, à ansiedade e à depressão ou doenças que incapacitam o profissional de exercer suas funções.

 

Violência no ambiente de trabalho

A violência no ambiente de trabalho pode ser física ou sexual. Portanto, quando o colaborador é submetido a momentos hostis como esses, pode sofrer com estresse, ansiedade, depressão e até traumas. Sendo assim, esse prejuízo afeta diretamente o desempenho e a impossibilita de exercer as atividades normalmente.

 

Doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são aquelas adquiridas ou desenvolvidas como consequência do trabalho. Dessa forma, elas podem ser causadas por produtos químicos, agentes biológicos ou exposição à radiação. Como resultado, podem incapacitar a pessoa e fazer com que ela se afaste do trabalho.

 

Banner Amarelinho

 

Acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho podem levar as pessoas a nunca mais conseguirem exercer suas atividades. Essas eventualidades podem ser físicas (quando a pessoa se machuca, por exemplo) ou psíquicas, como quando a pessoa sofre um estresse traumático.

 

Problemas de saúde pessoais

Alguns problemas de saúde podem levar as pessoas a se retirarem da sua área profissional. Isso porque existem inúmeros quadros, que vão desde doenças crônicas até infecções, que impossibilitam o colaborador de realizar um trabalho convencional.

 

Fique atento

É sempre importante ter noção de seus direitos no ambiente de trabalho. Além disso, lembre de respeitar seu corpo em momentos em que ele não está apto para exercer as funções. 

Aqui no blog do Amarelinho, você encontra algumas dicas de como ficar antenado nos principais pontos do mercado de trabalho. Confira também nosso site para encontrar aquela vaga que você sempre quis. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar