Currículo top: aumente as chances de ser entrevistado

8 de fevereiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Qual candidato não teve a sensação de atender às exigências de uma vaga e, no entanto, nem ser chamado para a entrevista? No entanto, o motivo pelo qual isso acontece pode estar na falta de um currículo top, o que reforça a importância de se direcionar o documento à vaga ou área de atuação, de forma objetiva, clara e coesa. Dessa maneira, para dar algumas dicas sobre este tema, entrevistamos a headhunter e especialista em gestão de pessoas, Aline Sousa.

 

O que não pode faltar em um currículo top?

Aline: um bom currículo deve ter uma formatação simples, clara e organizada, para que o recrutador tenha facilidade em ler o documento. Os campos que não podem faltar são os dados pessoais (nome, cidade, estado, e-mail, telefone); objetivo profissional (cargo ou área para a qual está se candidatando); resumo profissional (contendo tempo de experiência e principais qualificações de forma bem sucinta); formação acadêmica (grau de escolaridade, área de formação, instituição e ano de conclusão); idiomas (somente se tiver proficiência a partir do nível intermediário); experiência profissional (nome da empresa, ano e mês de entrada e saída, atividades exercidas escritas em tópicos e resultados alcançados); cursos e demais capacitações, como palestras, workshops e webinars, que façam sentido para a vaga (incluir nome do curso, instituição e ano de conclusão).

 

Além desses campos, alguma outra dica que faça um currículo saltar aos olhos do recrutador?

Aline: não basta ter um só currículo e enviá-lo para todas as vagas. O candidato precisa ter foco. Se ele tem interesse no cargo de auxiliar de produção, deve direcionar o documento com informações para esta posição. Outro exemplo: a função é para analista administrativo e o profissional menciona que já teve experiência em vendas, estética etc. O recrutador não vai entender no que o trabalhador poderá contribuir com a empresa. Cada vaga tem suas especificidades e as competências do candidato devem estar alinhadas a elas.

 

Quais são os exageros cometidos pelos candidatos ao elaborar um currículo top?

Aline: entre os exageros está colocar endereço completo, número de documento, quantidade de filhos, bem como a foto e estado civil. O excesso de páginas é outro problema. Não há, por exemplo, necessidade de colocar toda a história profissional, mas só as que se relacionam ao descritivo da vaga. Assim, o candidato terá mais chances de ser chamado para uma entrevista.

 

O currículo top pode conter as características comportamentais do candidato?

Aline: mesmo que haja vagas que trazem algumas características esperadas do profissional, as habilidades comportamentais são analisadas na entrevista. O recrutador está preparado para identificá-las e este é o momento ideal para o candidato falar sobre elas, utilizando-se de situações reais que as comprovem.

 

Então, como compensar a falta de experiência profissional?

Aline: nesses casos, ela pode ser substituída por atividades que revelem um candidato atuante, seja por meio de trabalhos voluntários, projetos, atividades extracurriculares. Sem a experiência, é necessário demonstrar ao recrutador outras características, como iniciativa e vontade de fazer a diferença.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias