Saúde mental – peça fundamental no ambiente de trabalho

4 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

O dia tem 24 horas, mas parece que às vezes precisamos do dobro para dar conta de tudo, dentro e fora do emprego. Prazos, cobranças, pressões e horas extras acabam gerando um ambiente tóxico, prejudicando todo o andamento da empresa. Está na hora de falar sobre saúde mental, peça fundamental no ambiente de trabalho.

Apesar de veladas ou maquiadas por boa parte da população, a depressão e a ansiedade costumam caminhar juntas. Só no Brasil, os números de diagnósticos assustam: 11,5 milhões e 18,6 milhões, respectivamente. O consumo de remédios tarja preta domina as vendas das farmácias, chegando a 14 milhões de unidades por ano. Não dá mais para deixar o assunto de lado ou fingir que não existe, até porque também prejudica a própria produtividade do funcionário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental que gestores e empresas estejam comprometidos com o bem-estar da equipe. O desgaste emocional pode ser causado por uma série de fatores, inclusive pessoais, mas tendo um apoio mínimo dentro do trabalho, já ajuda a evitar uma série de problemas.

E não precisa complicar nada. Atitudes simples podem ajudar a amenizar os sintomas de quem já sofre ou poderá sofrer de transtornos mentais. É interessante criar canais de comunicação para que funcionários reportem problemas sem se sentirem inseguros.

Nesse sentido, assédio, bullying e ameaças costumam ser os principais problemas de relacionamento dentro das empresas. Flexibilidade de horários e reorganização do trabalho também podem ajudar uma pessoa que está passando por dificuldades psicológicas.

Forneça intervalos para descanso, recreação ou até mesmo atividades como massagem laboral para aliviar as tensões. E sempre reforce sobre as ferramentas de apoio psicológico dentro e fora da empresa. Para saber mais, consulte os guias de saúde mental no trabalho, organizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Econômico Mundial.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar