Você sabe o que é oratória? Veja como ela pode te ajudar

19 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Diversas pessoas têm medo de falar em público. Uma pesquisa feita em 2015 por um jornal britânico, revelou que para grande parte dos entrevistados, encarar uma plateia era algo pior que morrer. As causas são diversas: timidez, constrangimento ou simplesmente falta de autoconfiança. O problema é que esse medo pode se tornar paralisante a ponto de atrapalhar fases importantes da vida como entrevistas de emprego, relacionamentos românticos, interações sociais, etc. Por isso é tão importante conhecer as técnicas de oratória.

 

O que é oratória?

Segundo a Wikipedia, oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador. 

 

Habilidades de comunicação eficazes são vitais em todas as esferas da vida – inclusive no trabalho. Mesmo que você não precise fazer apresentações regulares para um grupo, há muitas situações em que boas habilidades de falar em público podem ajudá-lo a progredir em sua carreira e a criar oportunidades.

 

Importância de desenvolver a oratória

As técnicas de oratória são necessárias para o sucesso no trabalho por vários motivos. Por exemplo, você pode ter que falar sobre sua organização em uma conferência, fazer um discurso após receber um prêmio ou dar uma aula para aprendizes. Falar para um público também inclui apresentações ou palestras online, por exemplo, ao treinar uma equipe virtual ou ao falar com um grupo de clientes em uma reunião. Por isso, ao treiná-las, você se destaca, aprimora suas habilidades mentais e é requisitado por diversos recrutadores.

 

Segredo está na confiança

Se você deseja se sentir confortável e fazer com que os outros se sintam à sua volta, é preciso, se sentir confortável consigo. Portanto, uma das melhores técnicas para falar em público é sempre ser você mesmo. Evite “desempenhar um papel”, como se estivesse interpretando um personagem. Quando isso acontece, todos os seus esforços estão voltados para manter essa imagem criada, e não transmitir as informações que gostaria. Isso pode colocar em risco a sua credibilidade sobre o que está dizendo, impactando negativamente na impressão que você deixa.

 

Quanto mais você praticar falar em público, mais confortável se sentirá em suas próprias habilidades e será capaz de desenvolver seu próprio estilo. Isso ajudará você a aumentar ainda mais seus níveis de confiança e, finalmente, será capaz de vencer o seu medo de falar em público.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias