Você sabe o que é networking?

3 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você provavelmente já ouviu falar de “networking”. A princípio, a grafia em inglês pode assustar, mas na prática não tem mistério: esse é um termo que significa estabelecer contatos. Nesse sentido, podemos dizer que todo mundo tem a sua própria “rede”: aquele conjunto de pessoas que você tem mais proximidade e acompanha as novidades. Porém, no campo profissional, networking é formar uma rede de pessoas que irão apoiá-lo durante a sua procura por um emprego. Dependendo das circunstâncias, essas pessoas podem aconselhá-lo em seu processo, indicar como obter mais informações sobre uma empresa ou recomendá-lo a um empregador.

 

“O networking é fundamental, justamente porque, por meio dessa rede de apoio, você chega aonde precisa. A possibilidade de entrar em contato com a pessoa certa, que já te conhece e que, consequentemente, já teve contato com você e com a forma que você trabalha, facilita a conquista do seu objetivo”, explica a empresária Valéria Ruiz. 

 

Benefícios do networking

 

O networking é uma ferramenta poderosa para atingir objetivos. Por isso, ele deve ter um propósito e isso vai muito além de apenas conhecer e conversar com pessoas. A saber, o networking é baseado no respeito e confiança mútuos. A pergunta que você também deve se fazer é: “O que posso fazer pelo outro?”. 

 

Dependendo de seus objetivos de networking, muitas vezes as pessoas são do mesmo setor, mas podem ser também de áreas diferente. Criar uma rede profissional é saber se rodear de pessoas com quem nos sentimos bem, porque é isso que permite ampliar as oportunidades. É compartilhar conhecimentos, informações e contatos. Dessa forma, por exemplo, você pode obter referências sobre uma empresa ou um setor, trocar experiências profissionais e saber sobre as vagas disponíveis. E o melhor: conseguir uma indicação para o empregador. O networking também é interessante a longo prazo. Desde que você mantenha contato com a sua rede, você pode encontrar um novo emprego mais rápido quando precisar.  

 

Quem pode fazer parte da sua rede?

 

Para construir sua rede de networking, você deve pensar em todas as pessoas que podem ajudá-lo a encontrar um emprego.

 

  • Familiares, amigos e vizinhos: Mesmo que ninguém em sua família atue na mesma área que você, alguns parentes e amigos podem conhecer pessoas interessadas em ajudar;
  • Redes sociais: LinkedIn, Facebook e Twitter são ótimas maneiras de expandir sua rede e promover o seu trabalho, ao mesmo tempo que sugere pessoas e empresas de seu interesse;
  • Escolas: Esteja você fazendo um curso de treinamento ou capacitação, é provável que você encontre um colega de turma ou professor que pode oferecer conselhos e ajudá-lo a encontrar um emprego.

 

Anotou as nossas dicas? Enquanto desenvolve e amplia sua rede de contatos, não deixe de olhar as vagas que estão abertas aqui no site. Uma delas pode ser sua!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar