Você certamente já ouviu o ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, certo? Pois a procrastinação é justamente o contrário desse conselho: deixe para amanhã tudo o que você pode fazer hoje. Brincadeiras à parte, será que esse é um bom jeito de levar a vida? Um certo nível de desânimo é compreensível dado o momento que passamos, mas até que ponto enrolar para fazer suas tarefas pode ser prejudicial?
À primeira vista podemos pensar que esse mau hábito se deve à administrar de forma errada o próprio tempo. Mas não é bem assim. Procrastinar está muito mais relacionado ao estresse e falta de motivação. Na maioria dos casos, nos permite escapar por um tempo das coisas que não queremos fazer. Infelizmente, isso tem se tornado comum em situações como busca por um emprego. E motivos não faltam: grande concorrência , falta de retorno dos recrutadores e baixos salários são apenas alguns deles. Na verdade, se você está estressado, preocupado com outras coisas além da tarefa que tem em mãos, certamente terá dificuldade em se concentrar seja no que for. E daí nasce a procrastinação.
Quais são as causas da procrastinação?
A maioria dos psicólogos e médicos concorda que a procrastinação pode ser causada por insegurança, tédio, falta de energia, baixa auto-estima ou dificuldade de concentração. Se inicialmente procrastinar faz você se sentir melhor, o fato é que em um curtíssimo prazo, isso pode dar lugar ao estresse e a pressão sobre os objetivos traçados. Um círculo vicioso do qual devemos sair o mais rápido possível. Por isso, em vez de se concentrar no esforço, você deve se concentrar nos resultados, na recompensa que vem de suas ações.
Como se livrar?
Em primeiro lugar, recomendamos que você reflita sobre o seu comportamento. Quando você procrastina? Em quais circunstâncias? Por quais motivos? Essa é uma análise importante para dar sentido às nossas ações e às vezes até encontrar apenas a motivação, que faltava para realizar simples tarefas. Uma das maiores causas da procrastinação é porque tornamos as coisas maiores do que elas são. Por isso, tente encarar tudo com naturalidade e não transforme as coisas em um bicho de sete cabeças. Ademais, você pode:
- Listar o que precisa fazer;
- Priorizar tarefas;
- Estabelecer metas concretas;
- Reduzir as distrações;
- Fazer pausas necessárias entre elas para descansar.
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