Veja como manter o estresse longe da procura por um emprego

A busca por um emprego geralmente é sinônimo de estresse. Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, o simples ato de mandar um currículo já pode ser carregado de ansiedade. Somado ao fato de ir a entrevistas e receber rejeições – ou, pior, não receber resposta – é uma situação que tem todos os elementos para se tornar desanimadora. De fato, algumas das perguntas podem fazer você perder noites e mais noites de sono: “E se eu não conseguir encontrar um emprego?”, “Como vou pagar minhas contas?”, “Como vou sustentar minha família?”. Mas não só isso. Esses padrões de pensamento têm o potencial de afetar a produtividade e a capacidade de pensar com clareza, o que pode ter um impacto negativo no processo de procura por um emprego.

 

Alguns dos indicadores associados a estresse e procura de emprego são: 

 

– Falta de confiança nas ofertas de emprego lidas ou recebidas;

– Adiar o envio de currículos;

– Ansiedade ao preencher uma oferta de emprego e mudanças repentina de humor;

– Falta de motivação ao se engajar em um processo seletivo devido a falhas anteriores;

– Começar a duvidar de suas próprias habilidades pessoais e profissionais.

 

Você se identificou com algum desses sintomas? Então veja o que deve fazer para sair dessa situação.

 

Como dar um chega pra lá no estresse

 

Continue a aperfeiçoar suas habilidades

Só porque você está desempregado, não significa que deve parar no tempo. Inscreva-se em cursos online e aproveite o tempo livre para aprender. Isso mostra aos recrutadores que você é uma pessoa proativa, que gosta de adquirir novos conhecimentos e melhorar suas habilidades. Também permite que você descubra novos horizontes, algo que  talvez o direcione para oportunidades que teria considerado antes.

 

Estabeleça uma rotina

Dedique algumas horas por dia à procura de emprego. Isso pode incluir olhar anúncios, entrar em contato com pessoas que podem ajudá-lo e fazer networking. Sendo assim, faça sua pesquisa, processe suas inscrições e cuide do conteúdo de suas solicitações diariamente. Estruturar seus dias reduzirá o estresse de procurar emprego e o ajudará a ver as coisas com mais clareza.

 

Reserve um tempo para momentos de lazer

Embora você esteja desempregado, é importante não ficar obcecado na sua procura por uma oportunidade. Mantenha-se ocupado com atividades que sejam interessantes e possam acrescentar algo. Uma ótima opção é acrescentar atividades físicas à rotina. Além disso, leia, ouça música, veja seu programa de TV favorito ou faça qualquer hobby que ajude a aliviar o estresse e ansiedade do momento.

 

Lembre-se de que, se o estresse não for controlado, ele pode causar problemas sérios na sua saúde. Portanto, siga as nossas dicas, cuide-se e confira as vagas abertas aqui no Amarelinho.

Até a próxima!


Publicidade

Publicidade

Publicidade