Tire as dúvidas mais comuns sobre a Carteira de Trabalho Digital

14 de abril de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A Carteira de Trabalho Digital é uma forma moderna de acesso às informações da vida laboral do trabalhador. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. O aplicativo da CTPS existe desde 2017, porém ele não substituía o documento físico. Entretanto, a partir de 23 de setembro de 2019, a CTPS física não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. A exceção são as pessoas que forem contratadas por empregadores que ainda não estão obrigados ao eSocial. No mais, para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação, utilizando a versão digital do documento. 

 

Apesar de a Carteira de Trabalho Digital substituir a Carteira de Trabalho física, é prudente guardar esse documento para comprovar o tempo de trabalhos anteriores. A única mudança é que agora, para trabalhos novos ou já existentes, todas as anotações (férias, salário etc) serão feitas eletronicamente. Isso permite conferir todas as informações de emprego atual e anteriores por meio do aplicativo ou da Internet.

 

Para acessar a carteira de trabalho digital o trabalhador deve realizar seu cadastro no portal do Governo. Depois, basta acessar o site da CTPS Digital ou baixar o aplicativo para celular, disponível nas lojas virtuais para sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store).

 

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a Carteira de Trabalho Digital

 

É preciso pagar algo para obter a CTPS Digital?

Não. Seja solicitada pessoalmente ou pelo aplicativo, não há custos para o trabalhador obtê-la. 

 

A Carteira Digital serve como documento de identificação?

Não. Ao contrário da Carteira física, ela não pode ser usada como identificação civil.

 

Como proceder caso não consiga fazer o cadastro para acessar a CTPS digital?

Nestes casos, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da (Caixa ou Banco do Brasil) ou a uma das unidades do Ministério da Economia.

 

A CTPS Digital está com informações erradas. E agora?

Caso existam dados errados referentes aos contratos antigos, tais como o cargo, a remuneração, a data admissão, ou a data de demissão, não é necessário realizar nenhum procedimento. É provável que tenha ocorrido divergências entre o registrado no papel e nas bases de dados da época.  Os sistemas que geram os dados da carteira digital são atualizados constantemente e inconsistências serão corrigidas automaticamente.

 

No entanto, se identificar que os erros são posteriores à obrigatoriedade da CTPS digital (24/09/2020), o empregado deve comunicar ao seu empregador a inconsistência e solicitar que seja corrigida a informação.

 

Já dados pessoais errados como nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe e nacionalidade, devem ser corrigidos na Receita Federal, uma vez que são oriundos do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Quem perdeu a CTPS física pode solicitar a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo?

 

Sim. Basta baixá-lo ou acessar o site, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”. A identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal deve ser realizada somente pelo próprio interessado.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar