Como manter a confiança após ser demitido?

7 de abril de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Com o desemprego batendo recorde e uma onda de demissões que parece não ter fim, a luta para conseguir um emprego segue cada vez mais acirrada. Após uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19, são 13,4 milhões de brasileiros em busca de uma nova oportunidade. Os dados foram divulgados no começo do mês pelo IBGE.

 

Analisando esses números, nada mais normal do que ser tomado por um desânimo completo. Contudo, se você ficou desempregado recentemente, é preciso manter a confiança para voltar ao mercado. Caso contrário, pode começar a acumular problemas financeiros e até mesmo familiares.  Veja as dicas que separamos.

 

Três dicas para manter a confiança na busca por um emprego

Planeje os próximos passos

Antes de se candidatar a várias vagas de emprego, dedique algum tempo para definir os seus objetivos. Você gostaria de exercer uma função profissional semelhante à anterior? Quer aproveitar para fazer uma mudança profissional? Talvez você tenha aprendido novas competências e mudar de setor seja possível. Lembre-se de que somente você está no controle de sua carreira. Feito isso, é hora de atualizar o seu currículo. Sobretudo, certifique-se de que contém todas as suas habilidades, experiências profissionais relevantes e mãos à obra!

 

Conte com a ajuda de pessoas próximas e das redes sociais

Não deixe de perguntar aos seus amigos, à sua família, aos seus ex-colegas se sabem de alguma oportunidade. Redes sociais como o LinkedIn atuam como reforços para manter o contato com essa rede, mas também para desenvolvê-la. Além disso, preste atenção ao conteúdo das suas postagens. Acima de tudo, elas devem estar de acordo com suas metas e refletir que você é um bom profissional.  Portanto, não exponha sua frustração com o antigo emprego. Mesmo que o desejo de expor tudo seja alto, resista!

 

Evite comparações

Não se compare a outras pessoas nem se avalie pelos padrões dos outros. Valorize suas habilidades e foque no que é melhor para a sua vida no momento. A melhor maneira de aumentar sua confiança é fazer algo que envolva o uso de suas competências  e talentos. Afinal, essa é a melhor maneira de ser competente ao realizar qualquer trabalho.

 

Veja as vagas disponíveis no Amarelinho

Aproveite o tempo disponível e não fique parado. Acompanhe no Amarelinho e acompanhe as oportunidades de cursos gratuitos disponíveis e turbine o seu currículo. E, lógico, veja sempre as vagas de emprego disponíveis no site. Uma delas pode ser sua!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar