3 sinais que está na hora de procurar outro emprego

1 de abril de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Chega um ponto na vida profissional em que você percebe que o amor e o entusiasmo iniciais que tinha pelo seu trabalho simplesmente sumiram. Às vezes é difícil saber diferenciar o estresse normal do trabalho do estresse que indica que você chegou ao limite. Felizmente, há vários sinais que você pode observar e que indicam que é hora de procurar um novo emprego. Se você está tendo muitos desses problemas no trabalho, pode ser hora de começar a pensar sobre o próximo passo em sua carreira.

 

Para o diretor da Michael Page, Ricardo Rocha, é preciso pensar além do salário ao realizar a troca. “Não adianta mudar para um setor que está em dificuldade, decrescendo. Isso não vai fazer bem para a carreira”, afirma. Gustavo Parise, diretor executivo da Korn Ferry Futurestep, vai além: “Não é sempre que vale a pena trocar de emprego. Toda decisão deve ser muito bem avaliada, pensando quais serão os impactos na vida pessoal e profissional”, afirma.

 

Indícios que chegou o momento de ter outro emprego

 

Você está frustrado

Poucas coisas desmotivam tanto quanto trabalhar duro por várias horas e não ser valorizado. De fato, isso pode desmotivá-lo a fazer o seu melhor porque você sente que seu trabalho não faz diferença. Essa situação pode levar a emoções negativas, como raiva, frustração ou ressentimento. Se você acha que está sendo subestimado, talvez seja hora de ir a algum lugar onde suas contribuições sejam respeitadas e apreciadas.

 

Sentir ansiedade virou algo normal

Se você tem constantemente insônia, sua única alegria tem sido quando chega sexta-feira e os domingos a noite começam a ser desesperados, suba o sinal de alerta. Isso pode ser um sinal claro de que é hora de pensar em um novo emprego. Reserve um tempo para ouvir o seu corpo e preste atenção aos sinais físicos. A ansiedade relacionada ao trabalho pode se manifestar como falta de energia, falta de apetite, inquietação, falta de sono e irritabilidade geral. Se o estresse do local de trabalho o atinge à noite, nos fins de semana e mesmo enquanto você dorme (ou falta de sono), pense em como é saudável ficar onde está. Poucos empregos valem a pena arriscar sua saúde física ou mental, então, se o seu trabalho está enviando você ao médico, é hora de procurar um novo emprego.

 

Você não consegue evoluir na área

Não importa em que fase da sua carreira você esteja, sempre há espaço para aprender e continuar crescendo. Se você fizer um balanço dos últimos meses sem ser capaz de lembrar de alguma capacidade que aprendeu, pode ser que esteja perdendo tempo no atual trabalho. Tente abraçar novos projetos ou chame mais responsabilidades para si. Caso já tenha testado essas opções e mesmo assim se sente desestimulado, talvez a melhor solução seja encontrar um novo emprego onde possa ser capaz de ter um desenvolvimento contínuo. 

 

Dica do Amarelinho

No fundo, a maioria sabe no fundo do coração quando está na hora de ter um outro emprego. Entretanto, nem sempre é possível e com o crescente desemprego a situação fica ainda mais complicada. Se você reconheceu alguns dos sinais acima,  tente reavaliar suas escolhas e busque por mudanças na rotina. Lembre-se de manter o seu currículo atualizado e estar sempre em contato com a sua rede de contatos. Assim, caso chegue ao seu limite, não ficará tanto a ver navios. E, claro, não se esqueça de conferir todas as vagas disponíveis semanalmente aqui no Amarelinho.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar