Estresse no trabalho: Saiba como identificar

Redação O Amarelinho

, Comportamento

Saiba quais são os 10 sintomas de estresse provocados pelo estresse no trabalho e como você pode combatê-los

Estresse-no-trabalho
Estresse no trabalho atinge a todos.

Provavelmente, você ou algum conhecido já deve ter se queixado de cansaço, falta de concentração e irritação após um dia de trabalho. Estes distúrbios podem ser considerados os principais sintomas de estresse devido a jornada diária.

É comum ter momentos estressantes e que as pessoas se sintam pressionadas – o que é muito bom para a criatividade e uma excelente oportunidade para sair do lugar-comum. Contudo, quando estes momentos se tornam “normais”, podem prejudicar a saúde das pessoas e afetar os resultados.

Seja você gestor ou colaborador, ninguém está livre de passar pelo estresse devido ao trabalho. Para te ajudar a identificar a gravidade do problema, separamos os principais sintomas, confira:

1 – Cansaço constante

2 – Irritação com pequenas coisas ou situações que antes não irritavam

3 – Perda de foco em tarefas que antes eram simples

4 – Tristeza constante

5 – Queda de cabelo

6 – Falta de interesse em se comunicar em reuniões

7 – Dorme de mais ou de menos

8 – Alteração de apetite

9 – Falta de criatividade

10 – Demora acima da média para efetuar tarefas

Segundo especialistas, estes 10 sintomas podem aparecer em diferentes escalas. Por isso, é importante prestar atenção se eles estão constantes ou se são apenas passageiros.

É essencial destacar que o estresse é algo que pode ser acumulativo e ser causado por diversos fatores, como, por exemplo, problemas familiares, financeiros ou comportamentais. Nesse sentido, é importante que seja cuidado para que futuramente não se torne uma depressão.

Como combater o estresse?

Combater o estresse não é tão complicado quanto parece. Existem algumas ações diárias que podem ser incluídas numa rotina e que melhoram a qualidade de vida e de trabalho.

Praticar atividade física: é fundamental que o seu corpo se movimente, a prática de atividades mexe diretamente com seu cérebro e faz com que alivie sensações ruins.

Alimentação equilibrada: preste atenção como está a sua alimentação. Procure comer alimentos saudáveis numa quantidade adequada. O que ingerimos também mexe com o nosso humor e tem impacto cerebral.

Faça algo que dê prazer: livros, filmes, teatro, tocar um instrumento musical, são algumas das centenas de coisas que você pode fazer para distrair e limpar sua mente. Procure uma atividade em que você se sinta bem e a pratique.

Conversas periódicas: exponha o que está sentindo para alguém de sua confiança. Se você é um gestor e percebe que algum funcionário está estressado, convide-o para um almoço e fale sobre o assunto.

Tornar o ambiente de trabalho agradável e num lugar onde você e as outras pessoas se sintam bem, é benéfico para todos os lados. O estresse pode (e deve) existir, mas não se tornar algo constante e rotineiro, afinal, somos seres humanos feitos de sensações e sentimentos.

Gostou da dica? Já passou por isso ou conhece alguém que enfrente? Deixe nos comentários como você se livra do estresse.


Publicidade

Publicidade