Estresse no trabalho: Saiba como identificar

4 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

Saiba quais são os 10 sintomas de estresse provocados pelo estresse no trabalho e como você pode combatê-los

Provavelmente, você ou algum conhecido já deve ter se queixado de cansaço, falta de concentração e irritação após um dia de trabalho. Estes distúrbios podem ser considerados os principais sintomas de estresse devido a jornada diária.

É comum ter momentos estressantes e que as pessoas se sintam pressionadas – o que é muito bom para a criatividade e uma excelente oportunidade para sair do lugar-comum. Contudo, quando estes momentos se tornam “normais”, podem prejudicar a saúde das pessoas e afetar os resultados.

Seja você gestor ou colaborador, ninguém está livre de passar pelo estresse devido ao trabalho. Para te ajudar a identificar a gravidade do problema, separamos os principais sintomas, confira:

1 – Cansaço constante

2 – Irritação com pequenas coisas ou situações que antes não irritavam

3 – Perda de foco em tarefas que antes eram simples

4 – Tristeza constante

5 – Queda de cabelo

6 – Falta de interesse em se comunicar em reuniões

7 – Dorme de mais ou de menos

8 – Alteração de apetite

9 – Falta de criatividade

10 – Demora acima da média para efetuar tarefas

Segundo especialistas, estes 10 sintomas podem aparecer em diferentes escalas. Por isso, é importante prestar atenção se eles estão constantes ou se são apenas passageiros.

É essencial destacar que o estresse é algo que pode ser acumulativo e ser causado por diversos fatores, como, por exemplo, problemas familiares, financeiros ou comportamentais. Nesse sentido, é importante que seja cuidado para que futuramente não se torne uma depressão.

Como combater o estresse?

Combater o estresse não é tão complicado quanto parece. Existem algumas ações diárias que podem ser incluídas numa rotina e que melhoram a qualidade de vida e de trabalho.

Praticar atividade física: é fundamental que o seu corpo se movimente, a prática de atividades mexe diretamente com seu cérebro e faz com que alivie sensações ruins.

Alimentação equilibrada: preste atenção como está a sua alimentação. Procure comer alimentos saudáveis numa quantidade adequada. O que ingerimos também mexe com o nosso humor e tem impacto cerebral.

Faça algo que dê prazer: livros, filmes, teatro, tocar um instrumento musical, são algumas das centenas de coisas que você pode fazer para distrair e limpar sua mente. Procure uma atividade em que você se sinta bem e a pratique.

Conversas periódicas: exponha o que está sentindo para alguém de sua confiança. Se você é um gestor e percebe que algum funcionário está estressado, convide-o para um almoço e fale sobre o assunto.

Tornar o ambiente de trabalho agradável e num lugar onde você e as outras pessoas se sintam bem, é benéfico para todos os lados. O estresse pode (e deve) existir, mas não se tornar algo constante e rotineiro, afinal, somos seres humanos feitos de sensações e sentimentos.

Gostou da dica? Já passou por isso ou conhece alguém que enfrente? Deixe nos comentários como você se livra do estresse.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar