Erros nas redes sociais que afastam os recrutadores

11 de março de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Quando você está procurando emprego, existem diferentes aspectos que precisa levar em consideração. Em geral, a maioria tende a achar que um bom currículo e mandar bem na entrevista já bastam para transmitir uma imagem positiva. No entanto, há outra coisa a que os recrutadores e as empresas prestam, e muita, atenção nessas horas: suas redes sociais

A pesquisadora e consultora na área de comunicação digital Carolina Terra, explica que as empresas estão de olho nos perfis, não apenas monitorando, mas também recebendo denúncias de pessoas que veem os conteúdos impróprios. “As pessoas falam mal do chefe na rede social, mas não na cara dele, porque têm a pseudo-sensação de estarem protegidas, mas na verdade estão ultra expostas e isso logicamente traz consequências”, diz.

Já Luciana Tegon, consultoria especializada em recrutamento, seleção, outplacement e recolocação de executivos, ressalta que os profissionais também são avaliados no âmbito pessoal: “Em alguns casos, os perfis nas redes sociais valem como critério de definição para que uma pessoa seja contratada ou descartada”, afirma.

Portanto, sabendo que os recrutadores estão verificando o seu perfil e postagens, quais pontos você deve estar atento? O que evitar para não comprometer as chances de conseguir um emprego?

 

Evite esses erros nas redes sociais

 

Ansiedade e nível de reclamação

 

Os recrutadores podem aprender muito sobre você a partir de suas postagens. Especificamente aquelas que relatam situações que ocorreram durante a jornada de trabalho, pois podem revelar como você lida com situações estressantes, com o seu chefe e colegas de trabalho. Porém, aqui serve a mesma dica das entrevistas: evite falar negativamente ou desabafar sobre eles nas suas redes. Um recrutador presumirá que, se você estiver expondo publicamente queixas particulares sobre um empregador anterior ou atual, fará o mesmo com a empresa, marca e reputação dele.

 

Opiniões políticas extremistas

 

Uma maneira segura de assustar um recrutador imediatamente é uma conta cheia de postagens com conteúdo político e mostrando preferências políticas de uma forma ou de outra. Embora todos sejam livres para expressar opiniões, o pensamento crítico se perde quando as pessoas se envolvem em extremismo. Pode criar situações muito desagradáveis ​​e potencialmente impactar os relacionamentos profissionais em todos os lugares.

 

Erros de ortografia e gramática

 

Antes de postar qualquer coisa online, certifique-se de que tudo está escrito corretamente e que você está usando a gramática correta. Algumas redes sociais são mais sociais do que outras. Logo, a forma como nos comunicamos com os amigos no Instagram será diferente da forma como nos relacionamos com as conexões no LinkedIn. Entretanto, a ortografia e gramática inadequadas em qualquer plataforma podem colocar o seu profissionalismo em cheque. E, de fato, erros afetam negativamente a decisão dos recrutadores sobre um candidato.

 

Agora que você já anotou as nossas dicas, confira as suas redes sociais e faça uma revisão do conteúdo que vem postando nela. E confira as ofertas de emprego disponíveis aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar