Júnior, pleno ou sênior? Entenda esta classificação

8 de março de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Quando se está à procura de emprego, muitas vezes surge aquela dúvida se você pode ou não se candidatar a uma determinada posição. Isso porque em muitos anúncios, as empresas detalham se é uma vaga para candidato júnior, pleno ou sênior. Essa classificação tem como base o  nível de experiência, e é uma das variáveis ​​mais importantes no mundo dos recrutamentos. Para saber se ainda é iniciante (júnior), já tem um certo nível de experiência (pleno) ou se já pode candidatar-se como profissional super experiente (sênior), continue a leitura. 

Descubra se você é um profissional júnior, pleno ou sênior

Júnior

 

O perfil Júnior está diretamente associado a profissionais que estão dando seus primeiros passos no mercado de trabalho. Normalmente, costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Por isso, realizam tarefas mais simples, têm menos autonomia para tomar decisões e precisam de supervisão. Conhecimentos técnicos e habilidades específicas são exigidos, mas não em um nível tão  aprofundado. Devido à pouca experiência profissional, seu salário costuma ser inferior ao dos outros perfis.

Pleno

 

Esse profissional possui extensões como pós, especializações e/ou MBA e seu nível de experiência pode variar de 6 a 9 anos. A esta altura da carreira, os conhecimentos técnicos necessários para uma gestão autossuficiente já foram adquiridos. Portanto, é um profissional capaz de melhorar processos e de executar tarefas de complexidade média a alta. Embora não seja um especialista, espera-se que ele demonstre maior maturidade profissional e poder de decisão é intermediário, mas ainda pode precisar que suas decisões sejam aprovadas por superiores. O salário desse profissional é superior ao do Júnior e para conseguir melhores números, muitos optam por potencializar sua experiência profissional com cursos acadêmicos.

Sênior

 

Por ter um nível de experiência que, em muitos casos, supera os 10 anos, este é o profissional que assume funções de líderes e de gestores. Sendo assim, possui total autonomia em seu trabalho e toma decisões sem a necessidade de supervisão. Já conhecem perfeitamente as ferramentas necessárias para o seu trabalho, sendo capaz de agilizar processos e trazer novas ideias para a empresa. Além de um alto nível de conhecimento técnico, também  se espera um alto nível de maturidade emocional. Planejamento e liderança são fortes características, uma vez que o poder de decisão é alto e capaz de mudar os rumos da empresa, tendo sempre a última palavra. Este profissional é åo que possui o maior salário no comparativo. Os vencimentos podem chegar a quatro vezes maior do que o de um profissional Júnior.

 

Agora que você já sabe as diferenças, é só entrar no Amarelinho, visualizar as vagas disponíveis e enviar o seu currículo. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar