Júnior, pleno ou sênior? Entenda esta classificação

Quando se está à procura de emprego, muitas vezes surge aquela dúvida se você pode ou não se candidatar a uma determinada posição. Isso porque em muitos anúncios, as empresas detalham se é uma vaga para candidato júnior, pleno ou sênior. Essa classificação tem como base o  nível de experiência, e é uma das variáveis ​​mais importantes no mundo dos recrutamentos. Para saber se ainda é iniciante (júnior), já tem um certo nível de experiência (pleno) ou se já pode candidatar-se como profissional super experiente (sênior), continue a leitura. 

Descubra se você é um profissional júnior, pleno ou sênior

Júnior

 

O perfil Júnior está diretamente associado a profissionais que estão dando seus primeiros passos no mercado de trabalho. Normalmente, costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Por isso, realizam tarefas mais simples, têm menos autonomia para tomar decisões e precisam de supervisão. Conhecimentos técnicos e habilidades específicas são exigidos, mas não em um nível tão  aprofundado. Devido à pouca experiência profissional, seu salário costuma ser inferior ao dos outros perfis.

Pleno

 

Esse profissional possui extensões como pós, especializações e/ou MBA e seu nível de experiência pode variar de 6 a 9 anos. A esta altura da carreira, os conhecimentos técnicos necessários para uma gestão autossuficiente já foram adquiridos. Portanto, é um profissional capaz de melhorar processos e de executar tarefas de complexidade média a alta. Embora não seja um especialista, espera-se que ele demonstre maior maturidade profissional e poder de decisão é intermediário, mas ainda pode precisar que suas decisões sejam aprovadas por superiores. O salário desse profissional é superior ao do Júnior e para conseguir melhores números, muitos optam por potencializar sua experiência profissional com cursos acadêmicos.

Sênior

 

Por ter um nível de experiência que, em muitos casos, supera os 10 anos, este é o profissional que assume funções de líderes e de gestores. Sendo assim, possui total autonomia em seu trabalho e toma decisões sem a necessidade de supervisão. Já conhecem perfeitamente as ferramentas necessárias para o seu trabalho, sendo capaz de agilizar processos e trazer novas ideias para a empresa. Além de um alto nível de conhecimento técnico, também  se espera um alto nível de maturidade emocional. Planejamento e liderança são fortes características, uma vez que o poder de decisão é alto e capaz de mudar os rumos da empresa, tendo sempre a última palavra. Este profissional é åo que possui o maior salário no comparativo. Os vencimentos podem chegar a quatro vezes maior do que o de um profissional Júnior.

 

Agora que você já sabe as diferenças, é só entrar no Amarelinho, visualizar as vagas disponíveis e enviar o seu currículo. Boa sorte!


Publicidade ba

Publicidade bpr

Publicidade bcr