Você sabe o que é comunicação interpessoal?

1 de fevereiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A comunicação interpessoal é o processo de interação que usamos para transmitir nossas ideias e pensamentos a uma pessoa ou grupo de pessoas. Abrange todos os aspectos da nossa comunicação tanto verbal quanto não verbal.  O que está em jogo é a compreensão mútua, por vezes difícil de conseguir devido a diversos motivos. A saber, suas habilidades de comunicação interpessoal são a base de seus relacionamentos pessoais e profissionais. Além disso, os empregadores estão cada vez mais valorizando a excelente capacidade de comunicação na hora da contratação.

Habilidades de escuta respeitosa e uma certa dose de empatia também são essenciais para decifrar adequadamente os sinais verbais da outra pessoa. Esses dois meios de comunicação – se expressar de forma clara e ter escuta atenta – são os pilares da comunicação interpessoal. 

 

Os desafios da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho

 

As boas relações profissionais contribuem para a formação de um ambiente de trabalho sólido e unido. Uma equipe unida em todos os níveis da organização ajuda a fornecer uma ótima qualidade de serviço.

Quando as relações sociais no trabalho são insatisfatórias podem surgir conflitos caracterizados por tensões e um declínio na qualidade do trabalho. Sendo assim, são três os aspectos a serem trabalhados: comunicação, gestão e reconhecimento.

 

Como melhorar a comunicação interpessoal

 

Seja durante reuniões ou conversas mais informais, ouça a outra pessoa, sem julgamentos e sempre de forma respeitosa. Isso o ajudará a entender melhor outros pontos de vista e as opiniões dos outros, em vez de interpretá-las de forma errônea. Inegavelmente, cada ponto de vista é válido, mesmo se você não concordar. 

Já a escuta se traduz em não interromper os outros, ou mostrar desinteresse durante a interação (como mexer no celular e ao mesmo tempo, por exemplo). Também consiste em fazer perguntas para ter certeza de que um entendeu totalmente o que o outro disse. Nesse sentido, a empatia facilita muito a comunicação interpessoal.

Lembre-se de treinar essa habilidade para aumentar as suas chances de contratação. Confira os nossos outros textos sobre o assunto: Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego, Como vencer a timidez na busca por um emprego? e Melhore a comunicação em três passos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar