Aprenda a se preparar para um teste de raciocínio lógico

27 de janeiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Existe uma grande variedade de testes adotados em processos seletivos para colocar um candidato à prova. Um deles é o de raciocínio lógico. O objetivo é simples: revelar certos pontos fortes ou fracos da aplicação e assim permitir que recrutadores façam a melhor escolha para a posição a ser preenchida. E não só em profissões onde o raciocínio lógico é importante para as tarefas diárias. Por isso, é fundamental se preparar para encará-los.

 

O que é um teste de raciocínio lógico?

Um teste de raciocínio lógico é uma forma dos recrutadores avaliarem os candidatos durante o processo seletivo. Alguns temem e outros adoram resolver os problemas abordados nesse tipo de avaliação. Independentemente do tipo de teste, a função tem sempre o mesmo objetivo: detectar as aptidões e perfil psicológico do candidato. A saber, os testes de raciocínio lógico são questionários de múltipla escolha, sendo geralmente apresentados na forma de sequências lógicas a serem concluídas. Além disso, possuem tempo limitado e dificuldade crescente. Ou seja, as perguntas mais fáceis no início e o nível de dificuldade aumentando conforme você avança no teste.

 

Como passar nesse tipo de avaliação? 

Antes de mais nada, saiba que as questões mudam de tempos em tempos. Dessa forma, os recrutadores evitam que candidatos fiquem viciados nas respostas, bem como previnem colas e gabaritos. 

Ademais, a melhor maneira de passar em um teste de raciocínio lógico é ficar calmo. Só assim, de fato, você terá mais chances de entender o que está lendo e de responder com tranquilidade. Existem diversos sites que podem ajudá-lo a treinar essas questões de forma simples e prática. Além, é claro, de encontrar uma série de informações úteis para se preparar melhor. Nada aumentará suas chances de sucesso durante o teste de raciocínio lógico mais do que familiaridade com o conteúdo, estrutura e tempo do teste. A prática leva à perfeição.

Portanto, não entre em pânico. Leia atentamente as instruções e siga as orientações apresentadas e boa sorte!

Agora não deixe de conferir as vagas selecionadas para você aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar