Como conseguir um emprego de vendedor

26 de janeiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Uma entrevista para o setor de vendas pode gerar ansiedade, especialmente porque os recrutadores têm grandes expectativas sobre as suas habilidades de persuasão. Sendo assim, a maneira como você “se vende” para o eles reflete a sua capacidade como vendedor. Se você não conseguir convencê-los, há poucas chances de conseguir convencer os clientes a comprar o produto ou serviço deles.

Mesmo com a crise, o setor de comércio e vendas é o que mais concentra oportunidades e deve continuar em alta nos próximos anos. Inegavelmente, essa é uma situação que incentiva os recrutadores a serem cada vez mais exigentes na hora da contratação. 

Portanto, é fundamental entender os requisitos do entrevistador e avaliar quais habilidades você deve destacar. Mantenha um esboço pronto do que você pode oferecer que são diferenciais em termos de desenvoltura, conhecimento da área, entre outras coisas.

 

Como se dar bem em uma entrevista para vendedor

 

Pesquise bem

 

Você precisa ter um bom conhecimento de tendências, dados de varejo e ciclos de vendas relevantes. Sendo assim, consulte notícias, blogs, revistas específicas do setor e os dados oficiais mais recentes para obter o máximo de informações possível.

E o mais importante: pesquise sobre a empresa para a qual você está se candidatando. Tenha uma ideia detalhada dos produtos que ela oferece, o que o mercado diz sobre a marca. Munido desse conhecimento, pense em como você venderia os produtos/serviços.

 

Destaque suas métricas de vendas específicas

 

Conquistas quantitativas exercem um impacto muito maior do que realizações sem números. Por exemplo, em vez de dizer “ajudei a melhorar as vendas da empresa”, diga “com a nova estratégia que ajudei a elaborar, o percentual de vendas disparou 40%”.

Você também pode falar sobre diferentes métricas de vendas, como a duração do ciclo de vendas, o tempo médio de resposta dos clientes, a receita total gerada, entre outros. Dessa forma, você não apenas destaca suas realizações, mas transmite o quão profissional você é para o recrutador.

 

Pergunte sobre treinamento, ferramentas e metas

 

Ao contrário de outros setores, os empregos de vendas são bem definidos. Eles têm tudo a ver com desempenho e como você o atinge de forma bastante específica. Se você é um bom vendedor, precisa estar sempre atingindo metas ou superando expectativas.

Quando chegar ao final da entrevista e você tiver a chance de fazer perguntas, tente obter detalhes realistas da posição. O recrutador não apenas verá seu nível de experiência por meio das perguntas, mas terá uma noção de sua especialização no mercado. Você pode abordar, por exemplo, os seguintes pontos: “Quais ferramentas de vendas estão disponíveis?”, “A empresa oferece algum tipo de treinamento?”, “Quais seriam as minhas metas nessa vaga?”. 

 

Seguindo as nossas dicas, fica fácil se dar bem e deixar o desemprego para trás. Agora, confira as vagas disponíveis no Amarelinho e tente a sorte!

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar